Seleção Espanhola busca levantar o caneco, assim como em 2010
A Seleção Espanhola fará sua estreia nesta quarta-feira (23), frente a Costa Rica às 13h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt Stadium.
Em um grupo que conta com Alemanha e Japão, os pupilos de Luis Enrique buscarão os três pontos, com o objetivo de sobressair como primeiro do grupo E, sabendo que seu maior adversário dentro do grupo serão os alemães.
Em sua décima sexta participação em Copas, a renovada Espanha chega ao Catar com a ilusão do bicampeonato mundial depositada na juventude e na experiência espanhola com média de 26,2 de idade, após toda a renovação no elenco feita pelo técnico Luis Enrique.
A convocação de Luís trouxe grandes surpresas quando deixou experientes atletas de fora, como o arqueiro De Gea, o zagueiro Sergio Ramos e o meio campista Thiago Alcântara.
Recorrente em várias seleções, a Espanha também teve um desfalque nesta Copa, o lateral Gayá foi cortado por lesão, e no seu lugar entrou o jovem Balde.
Há quem diga que a La Roja é uma das favoritas ao título da Copa, levando em consideração as últimas exibições da equipe, principalmente pela campanha na última edição da Eurocopa.
Além disso, a campeã de 2010 está a um gol do 100° em Copas do Mundo, e assim entra no grupo das seleções goleadoras, como Brasil, Alemanha, Itália, Argentina e França que já ultrapassaram a marca dos cem gols.
As esperanças da Espanha são as jovens promessas do Barcelona, Gavi, Pedri e Ansu Fati. No último treinamento da seleção nesta terça-feira (22), o perfil oficial da “La Furia” divulgou um golaço marcado pelo Gavi, com um belíssimo passe do Busquets, e também um golaço do Marco Asensio, que foi até aplaudido pelos companheiros; que assim seja nos jogos também.
Apesar de dizer que ainda não tem a equipe titular e que escolhe os jogadores com base no sentimento, e que será apenas no dia do jogo, acredita-se que a provável escalação para a grande estreia será:
Unai Simón; Carvajal, Eric Garcia, Laporte e Jordi Alba; Gavi, Busquets e Pedri; Ferran Torres, Morata e Ansu Fati
Em entrevista coletiva, o técnico foi perguntado sobre o emocional da equipe, até por ser o favorito do grupo, além de ser uma das seleções que podem surpreender nesta copa:
“É claro que é um momento especial e acho que nos beneficia ver tão pouca concentração. Com duas ou três semanas, acho que muita energia se acumula. Temos a energia perfeita e acho que teremos o ponto de gatilho certo.”
Em busca do bicampeonato, o elenco sabe que não será um jogo fácil, que qualquer erro pode ser crucial, a esperança é que a juventude dos recém convocados e a experiência dos mais velhos, levem a seleção longe, a disputar uma copa bem diferente de 2018, onde caiu nas oitavas de final.
Que a La Roja possa iniciar a competição com o pé direito, ganhar os 3 pontos e iniciar a batalha em busca do título!
Por: Rosileide Ribeiro e Thais Santos
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.