Sem muita tradição no futebol e sem nomes conhecidos no elenco, seleção catari estreia mal na Copa
Catar e Equador fizeram a primeira partida da Copa do Mundo na tarde deste domingo (20), e a La Tri largou na frente ao vencer a seleção da casa por 2 a 0. O nome do jogo foi Enner Valencia, que marcou os dois gols (válidos, pois ainda teve um anulado) e garantiu os 3 primeiros pontos da competição mundial.
As duas seleções entram pra história das Copas, mas com certeza a La Tri saiu mais feliz que a The Maroon, já que é a primeira a vencer a anfitriã. Consequentemente, a seleção catari é a primeira anfitriã a perder na estreia.
O JOGO
O Equador foi intenso e dominou a partida desde os primeiros minutos, pressionando e empurrando o Catar para o seu campo de defesa. Logo aos 3 minutos os equatorianos abriram o placar com Enner Valencia, atacante que é destaque da seleção. O gol acabou sendo anulado por impedimento do zagueiro Felix Torres, que participou ativamente da jogada.
A pressão contra o time da casa continuou forte, com Enner bagunçado a defesa catari até sofrer um pênalti. O próprio atacante cobrou e converteu para aí sim abrir o placar no Al Bayt e calar a torcida local, aos 15′. O Catar praticamente não teve espaço para jogar e não conseguiu assustar a defesa equatoriana, que estava bem tranquila. Já a defesa catari teve bastante trabalho, principalmente com o capitão Valencia, que aos 30 minutos marcou novamente, de cabeça, após um belo cruzamento. Apesar de mais algumas tentativas, o placar não se alterou até o fim do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o Equador diminuiu um pouco o ímpeto, porém, não deixou o Catar ter espaço para tentar uma reação, muito pelo contrário. La Tri reduziu o ritmo mas seguiu sondando a área adversária e quase marcou o terceiro com Romario Ibarra, ainda nos minutos iniciais.
Com um certo conforto no placar e sem ser incomodado pelos donos da casa, Gustavo Alfaro fez suas substituições – tirando inclusive Enner de campo – para dar um novo fôlego ao time. Apesar das boas chances e investidas nos contra-ataques, os equatorianos não conseguiram ampliar sua vantagem. No entanto, tão pouco a seleção catari levou perigo, tendo uma chance clara somente nos minutos finais da etapa complementar. Com isso, o apito final confirmou a vitória por 2 a 0 do Equador.
PRÓXIMOS JOGOS
O Catar volta a campo na sexta-feira (25) para enfrentar o Senegal, às 10h (de Brasília), no Estádio Al Thumama. No mesmo dia, o Equador encara a Holanda, às 13h, no Estádio Al Khalifa.
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.