LEÕES DE TERANGA: DESAFIOS E A BUSCA POR SUPERAÇÃO


Senegaleses estreiam no Mundial, buscando superar as ausências e a melhor participação em Copas

Leões de Teranga festejam a conquista da Copa da África. Foto: Reprodução

Os Leões de Teranga farão sua estreia na Copa do Mundo do Catar diante da Holanda, nesta segunda-feira (21), no Al Thumama Stadium, às 13h (horário de Brasília). Atual campeão africano, Senegal terá a dura missão de superar a ausência de seu principal jogador, Sadio Mané, para fazer história no Mundial.

Por falar em Mané, Senegal anunciou seu corte na última quinta-feira (17), devido a uma lesão no tendão, sofrida em um duelo do Campeonato Alemão. Para sua vaga, o técnico Aliou Cissé convocou o polivalente defensor Moussa N’Diaye, do Anderlecht. A mudança chamou atenção, por se tratar de um lateral-esquerdo e não alguém para o setor ofensivo. Sobre a convocação, Cissé ressaltou:

“É uma jovem promessa, e decidimos trazê-lo. É muito promissor, por isso, se une a nós. É bom para ele e para a seleção”.

Técnico de Senegal anuncia substituto de Sadio Mané para Copa do Mundo. Foto: Ozan Kose / AFP

Os problemas do Leões não pararam em Mané. Ismail Jakobs, alemão naturalizado senegalês, ficará de fora da estreia uma vez que sua documentação não foi liberada pela FIFA. Sua ausência explica a convocação de N’Diaye, que atua na mesma posição. O pedido de naturalização foi feito em setembro, por isso a demora. Apesar da incerteza, a Federação Senegalesa segue esperançosa: 

“Jakobs é um problema administrativo. Estamos trabalhando nisso, estamos aguardando as decisões da Fifa. (…) Esperamos que sejam compreensivos. Mesmo que ele não esteja disponível para o primeiro jogo, esperamos que ele esteja lá no segundo”, declarou Augustin Senghor, presidente da Federação.

Na estreia, os senegaleses devem ir a campo com:  E. Mendy; Name, Koullibaly, Diallo, Ballo-Touré; N. Mendy, Gueye, P. Sarr; I. Sarr, Dia e Diatta.

Para acompanhar a partida, o torcedor pode escolher entre a Globo, na rede aberta, ou o SporTV, ou FIFA+ ou os canais do Casemiro, no youtube e na Twitch.

CONVOCADOS

Goleiros: Seny Dieng (Queens Park Rangers), Alfred Gomis (Rennes) e Edouard Mendy (Chelsea);

Defensores: Pape Abou Cissé (Olympiacos), Abdou Diallo (RB Leipzig), Ismail Jakobs (Monaco), Kalidou Koulibaly (Chelsea), Formose Mendy (Amiens), Youssouf Sabaly (Betis) e Fodé Ballo Touré (Milan);

Meio-campistas: Pathé Ciss (Rayo Vallecano), Krépin Diatta (Monaco), Gana Gueye (Everton), Pape Gueye (Olympique de Marselha), Cheikhou Kouyaté (Nottingham Forest), Mamadou Loum (Reading FC), Nampalys Mendy (Leicester City), Moustapha Name (Paphos FC) e Papa Matar Sarr (Tottenham);

Atacantes: Boulaye Dia (Salernitana), Bamba Dieng (Olympique de Marselha), Nicolas Jackson (Villarreal), Sadio Mané (Bayern de Munique), Iliman Ndiaye (Sheffield United), Ismaila Sarr (Watford) e Famara Diedhiou (Alanyaspor).

CURIOSIDADES E DESTAQUES

Esta será apenas a terceira participação de Senegal em mundiais. Anteriormente, os Leões disputaram as Copas de 2002 e 2018, chegando às quartas de final na primeira e não ultrapassando a fase de grupos na segunda. Para superar tais marcas, Cissé e o povo senegalês apostam na liderança do goleiro Mendy.

Edouard Mendy, goleiro da seleção de Senegal. Foto: Divulgação/Fifa

O arqueiro do Chelsea, Édouard Mendy recebeu o prêmio da FIFA de melhor goleiro do mundo na temporada 2020/21. Além disso, Mendy é um exímio pegador de pênaltis, o que garantiu a classificação senegalesa à Copa nas Eliminatórias Africanas, na disputa com o Egito.

Outro reforço senegales será a presença da torcida no Catar. Três torcidas organizadas animarão as arquibancadas:

“A torcida Lébougui está pronta (…) Temos um toque especial, que é o nosso ritmo, e vamos aquecer, com os nossos trinta sócios, as arquibancadas para levar os nossos Leões à vitória. Vamos mostrar aos senegaleses que não erraram em nos escolher. Estaremos lá (no Catar) com a 12º Gaïndé e a Allez-Casa. Estamos aqui para que, juntos, possamos levar a seleção senegalesa à vitória”, assegurou o presidente, Pape Mass Guèye.

por Mariana Alves


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se