Fora da última Copa do Mundo, Holanda retorna ao Mundial em busca do primeiro título
Em busca de seu primeiro título mundial, a Holanda chega ao Qatar para sua 11° participação na Copa do Mundo ventindo o seu famoso uniforme laranja. No grupo A, a seleção Holandesa terá o seu primeiro jogo nesta segunda-feira (21), às 13h contra Senegal, no estadio Al Thumama.
Somando três vezes vice-campeonatos, de 1974, 1978 e 2010, a “Laranja Mecânica”, comandada por Louis van Gaal, convocou os seguinte atletas:
Goleiros: Justin Bijlow (Feyenoord), Andries Noppert (Heerenveen) Remko Pasveer (Ajax).
Defensores: Virgil van Dijk (Liverpool),Nathan Aké (Manchester City), Daley Blind (Ajax), Jurrien Timber (Ajax), Denzel Dumfries (Inter de Milão), Stefan De Vrij (Inter de Milão),Matthijs De Ligt (Bayern de Munique), Tyrell Malacia (Manchester United) ,Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen).
Meio-campistas: Frenkie De Jong (Barcelona), Steven Berghuis (Ajax),Davy Klassen (Ajax), Teun Koopmeiners (Atalanta), Cody Gakpo (PSV), Marten De Roon (Atalanta), Kenneth Taylor (Ajax) Xavi Simons (PSV).
Atacantes: Memphis Depay (Barcelona), Steven Bergwijn (Ajax), Vincent Janssen (Antwerp), Luuk De Jong (PSV), Noa Lang (Club Brugge) Wout Weghorst (Besiktas).
Fora da última edição, a Holanda vem para o Catar com uma equipe renovada e alguns destaques, como o zagueiro Virgil van Dijk, que foi eleito o melhor jogador da UEFA em 2019 e vai para sua primeira copa. Outro nome importante da seleção Holandesa é o atacante Memphis Depay, que tem 79 jogos pela seleção e 41 gols marcados. Infelizmente, no jogo de estreia Depay não estará entre os titulares, uma vez que sofreu uma lesão na coxa esquerda em setembro. O atacante já está treinando normalmente, mas Gaal preferiu poupar o atleta.
Sobre a organização da equipe, o treinador declarou:
“Fiz o que os jogadores queriam primeiro, o 4-3-3, a velha escola holandesa. Mas senti que não tínhamos jogadores para isso e mudei depois que nos classificamos. E, sim, agora está indo muito melhor. Na Liga das Nações não perdemos uma única partida. Fomos gloriosos. Esperamos nos tornar campeões desse grupo e seguir adiante na Copa do Mundo também. Agora, provavelmente, jogaremos com 3-4-3 na Copa do Mundo, mas também depende do adversário, claro. E você pode usar isso de várias maneiras”.
Assim a provavel escalação da Holanda para o primeiro jogo terá: Pasveer; Timber, Van Dijk, Aké; Dumfries, Koopmeiners, De Jong, Blind; Gakpo; Janssen e Bergwijn.
INFORMAÇÕES DA PARTIDA
Local:Estádio Al Thumama, na capital do Catar, Doha.
Data e hora: 21/11/2022, às 13h00 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Sampaio (BRA)
Assistentes:Bruno Boschilia(BRA) e Bruno Pires (BRA)
VAR: Juan Soto (VEN)
Transmissão: Globo (TV aberta), Sportv (TV fechada) e Globoplay e Fifa+ (streaming).
Por Sara Leite
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.