No Clássico Alvinegro, as Brabas levam a melhor diante das Sereias e seguem na briga pela classificação da segunda fase do Paulistão
Seja no Feminino ou no Masculino, a frase “se não for sofrido não é Corinthians” é levada muito a sério. Na Neo Química Arena, pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Paulista feminino, o Corinthians recebeu o Santos, nesta noite de quarta-feira (16), e venceu por 1 a 0, com gol de Vic Albuquerque no primeiro tempo.
Com a vitória, o Timão conquistou a terceira vitória consecutiva e segue vivo na briga pela classificação para as semifinais da competição estadual. Com os três pontos, o time chega a 18, sobe para a quinta colocação e está a apenas um ponto do Santos, primeiro time dentro do G4 – zona de classificação para a próxima fase.
Por outro lado, as Sereias da Vila sofreram a segunda derrota no Paulistão e perdem a chance de assumir a vice-liderança provisória do campeonato. Além disso, permanecem com 19 pontos e caem para a quarta posição.
COMO FUNCIONA O PAULISTÃO FEMININO 2022?
O Campeonato Paulista de 2022 terá o mesmo formato do ano passado, com 12 clubes participantes que disputarão na primeira fase por pontos consecutivos em jogos de turno único. Após os primeiros 11 jogos, as quatro primeiras equipes se classificam para a semifinal.
As equipes posicionadas entre o quinto e o oitavo lugar brigam pelo título da Copa Paulista. A primeira fase vai até 23 de novembro e o fim do campeonato está marcado para 21 de dezembro.
O JOGO
Para a partida, o técnico Arthur Elias decidiu escalar a seguinte equipe: Lelê; Diany, Andressa, Mariza, Luana Bertolucci, Jaqueline, Vic Albuquerque, Yasmin, Millene, Gabi Portilho e Jheniffer.
Por outro lado, o Santos foi a campo com o seguinte time: Camila Rodrigues, Gi Fernandes, Kaká, Sassá, Bia Menezes, Brena, Ana Carla, Thaisinha, Jane Fernanda e Cristiane.
PRIMEIRO TEMPO
O Clássico Alvinegro começou com as duas equipes marcando bem e dificultando na saída de bola. O Santos teve a primeira grande chance da partida, aos seis minutos, após erro do Corinthians na defesa. O Corinthians teve sua primeira boa chance aos 17 minutos. Jheniffer recebeu belo passe de Millene e arriscou de fora da área. A bola passou à direita do gol da goleira santista e levantou a torcida do Timão.
Aos 23 minutos, Diany cobrou falta na área e encontrou Vic Albuquerque. A atacante cabeceou forte e mandou para o fundo do gol. Vic e sua magia é algo que a torcida corinthiana se impressiona. A Fiel que estava presente na Neo Química Arena enlouqueceu com o gol da camisa 17. O lugar dela é aqui e ela sabe disso.
As Brabas melhoraram após o primeiro gol e tomaram conta da partida. O Santos, por sua vez, pareceu sentir o gol sofrido e não conseguiu criar mais oportunidades até o final do primeiro tempo. Aos 46 minutos, Mariza cometeu falta forte e sofreu o primeiro cartão amarelo da partida.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa começou bastante parecida com a primeira. As equipes tiveram dificuldade de sair da marcação e conseguir finalizar no gol.
A primeira chance saiu do lado do Timão. Aos nove minutos, Jheniffer deu bom passe para Gabi Portilho, que bateu de primeira dentro da área e viu a goleira Camila defender a bola. Aos 11 minutos, o técnico Arthur Elias decidiu fazer a mudança propondo Kati no lugar de Yasmin.
Aos 19 minutos, mais alterações no Timão. Luana, Mariza e Jheniffer deram lugar a Gabi Morais, Liana Salazar e Tarciane. O Time do Povo voltou a ter uma boa oportunidade aos 22 minutos. Em rápido contra-ataque, Jaqueline conduziu pelo lado esquerdo, cruzou na área e encontrou Gabi Portilho do outro lado. A atacante cruzou e a bola passou por toda a área e não encontrou ninguém para desviar. Aos 25 minutos, o Santos respondeu. Brena fez boa jogada e arriscou de longe e viu Lelê espalmar dentro da área. Kethelyn concluiu para o gol, mas estava impedida (ainda bem).
O técnico Arthur Elias decidiu fazer as últimas duas alterações aos 42 minutos. Entraram Erika, Adriana e Juliete para as saídas de Gabi Portilho, Jaqueline e Vic Albuquerque.
Fim de jogo e sem mais grandes emoções. Corinthians 1 a 0 Santos
ENTREVISTA DA KATI
Após nove meses fora de campo, nossa pequena gigante Kati Fernandes compartilha sua felicidade e da um recadinho para Fiel, confira:
PRÓXIMO CONFRONTO: RED BULL BRAGANTINO
Na próxima rodada – a penúltima da fase de grupos – o Corinthians visita o líder Bragantino, às 16h30 (horário de Brasília) deste sábado, no Estádio Nabi Abi Chedid.
Por Thayná Carvalho, setorista do Corinthians.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.