Coelhão empata, e fica com vaga na Sul-Américana
Após um ano emocionante, recheado de novidades, o América encerrou a temporada com um empate em 1 a 1 com o Atlético-GO. Os gols foram marcados por Dudu pelo Atlético e Henrique Almeida pelo Coelho. Com esse resultado, infelizmente, o América não conseguiu uma vaga na Libertadores, mas em 2023 vamos ter o Coelhão na Sul-Americana.
Sabendo da importância do jogo,o América começou indo para cima, mas a primeira boa oportunidade só veio aos 12 minutos, com Henrique Almeida. O atacante finalizou com perigo, mas a bola desviou em Lucas Gazal e foi para escanteio. Na cobrança do escanteio, Cáceres subiu alto e cabeceou por cima do gol.
Aos 16 minutos, após uma ótima troca de passes do Atlético Goianiense, a bola sobrou para Dudu, que chutou e abriu o placar no Independência. O América sentiu o gol e nos minutos seguintes, o time não conseguiu produzir para chegar ao empate. Aos 38 minutos, após William Maranhão dar um cabeçada em Everaldo o jogador foi expulso, e com um jogador a mais, o Coelhão conseguiu se reorganizar. Assim, aos 44 minutos, Benitez chutou na entrada da área, mas o goleiro Atleticano defendeu. Em seguida, Cáceres cruzou para Henrique Almeida, que cabeceou e o goleiro defendeu novamente. E depois de algumas tentativas, já nos acrecimos, Henrique Almeida recebeu de Benitez, tocou na saída de Renan e deixou tudo igual.
L
No segundo tempo, o Coelhão sabia que aquele resultado não era bom e tinha que ir atrás da vitória. Marlon soltou uma bomba de fora da área muito perto do gol de Renan, mas pouco depois, em uma cobrança de falta, Wanderson cabeceou e marcou o segundo do Atlético. Para alívio do torcedor americano, o gol foi anulado pelo VAR por impedimento.
Everaldo teve duas boas chances seguidas, porém o goleiro atleticano defendeu. Aos 35 minutos, Everaldo cruzou para Wellington Paulista, que cabeceou, mas mandou perto da trave. Nos minutos finais, o Coelho foi em busca da vitória pressionando bastante; aos 41 minutos, Conti cabeceou para fora, perdendo uma grande chance de mudar o placar. Benitez teve sua chance, mas Renan defendeu. E aos 50 minutos, Juninho cruzou para Conti, que cabeceou, a bola bateu no goleiro, voltou no zagueiro americano e foi para o fundo das redes. No entanto, o gol foi anulado alegando mão do Conti. E mesmo com um a mais e com todo esforço do Coelhão para aumentar o placar, terminou tudo igual no Independência.
Com esse resultado, o Coelho terminou na décima posição com 53 pontos, conseguindo uma vaga na Copa Sul-Américana em 2023. Como o objetivo inicial do América era se manter na serie A, podemos dizer que o ano foi muito produtivo. Em 2022, o Coelhão teve sua primeira participação na Libertadores, começando na Pré-Libertadores e chegando até a fase de grupos. Já na Copa do Brasil, o time mineiro chegou até as quartas de final e apenas no Campeonato Mineiro não teve um bom rendimento pela dificuldade de conciliar mais de uma competição. Independentemente de tudo, esse ano foi de muito aprendizado para a equipe Americana.
Por Sara Leite
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.