Com um a mais por boa parte do jogo, Coritiba empata em 2×2 com o Corinthians e se despede do Couto na temporada
Nesta quarta-feira (9), o Coritiba se despediu da sua torcida na temporada de 2022. O Verdão recebeu o Corinthians, em partida válida pela penúltima rodada do Brasileirão, e o duelo encerrou empatado em 2×2.
O resultado deixa o Verdão estacionado na 15ª colocação, com 42 pontos. Já totalmente livre de qualquer chance de rebaixamento, o time alviverde agora busca uma vaga na Copa Sulamericana.
Mais uma vez, a torcida deu um show à parte. Mesmo com o jogo em um horário péssimo, quase 30 mil coxas-doidos puderam ver o time em campo, cantar e fazer uma festa à parte. 2023 tem mais!
O JOGO
Guto Ferreira optou por colocar o time mais ofensivo em campo, escalando três atacantes: Fabrício Daniel, Matheus Cadorini e Alef Manga – o destaque da noite. No meio campo, sem Robinho e Boschilia, Régis ganhou a titularidade que vem feito por merecer. A evolução do meia deve ser ressaltada nas últimas partidas.
O jogo começou morno, com ambas as equipes se estudando. Logo no início, quem se deu melhor foi o Coxa: aos 9 minutos, Alef Manga recebeu a bola no meio campo, foi carregando, deixou os marcadores para trás e mandou para o gol, sem chances para Cássio. Mais um golaço do nosso atacante, um dos principais nomes do time na temporada. 1×0 Verdão.
O gol fez o jogo incendiar ainda mais – e a torcida também. A cada lance alviverde, era uma festa. Aos 27’, Bruno Gomes, em jogada com Alef, quase fez o segundo, mas quem marcou logo em seguida foi o Corinthians. Em jogada de Yuri Alberto, Du Queiroz cabeceou para o gol, sem chances para Gabriel. Tudo igual no Major.
Aos 32’, um lance derradeiro. Em um ataque alviverde, Alef Manga tentou, mas Cássio defendeu. A bola sobrou para Régis, que foi derrubado na área. Após muita reclamação dos jogadores alviverdes, o VAR chamou, o árbitro Marcelo de Lima Henrique foi para o vídeo e… PÊNALTI MARCADO! Parecia um replay do jogo contra o Flamengo, quando o mesmo Régis foi derrubado e o VAR também foi acionado. E se era para o filme se repetir, que fosse também na hora da cobrança, e assim foi. Alef Manga na bola, e ele não desperdiçou, de novo. Que categoria do nosso atacante, que marcou mais um gol na noite e deixou novamente o Cori em vantagem no placar. 2×1.
Após o gol, o jogo ficou quente. O árbitro distribuiu cartões, deu amarelo para o goleiro Cássio e expulsou Bruno Méndez, ambos por reclamação. Em seguida, o técnico do Corinthians, Vítor Pereira também foi para o “chuveiro” mais cedo, por ter reclamado do lance da expulsão do atleta. O treinador português ficou muito revoltado, reclamou com Guto e foi para o vestiário escoltado, aplaudindo ironicamente a torcida do Coritiba. Que isso, VP? Não sabe brincar, não desce “pro play”.
Já no segundo tempo, o Coritiba voltou mais desligado na marcação e o Corinthians logo chegou ao empate. Aos 2 minutos, Yuri Alberto deixou Chancellor a ver navios e mandou para o gol, deixando tudo igual novamente no Couto Pereira.
Aos 9’, Matheus Cadorini chegou a marcar o terceiro, mas a arbitragem e o VAR anularam por impedimento. Em seguida, Fabrício Daniel quase marcou o seu, mas a bola saiu à direita do gol. A partir daí, praticamente só deu Coritiba, mas a marcação corintiana soube trabalhar bem a saída de bola alviverde e segurou o time da casa.
Já nos acréscimos, o Corinthians tentou ir atrás da virada, mas ao perder uma disputa de bola na lateral, Yuri Alberto “surtou” e arrancou a bandeirinha, arremessando longe. O lance gerou revolta na torcida alviverde, que não poupou nos xingamentos ao atacante, além de ter recebido cartão amarelo.
Fim de papo no Couto, 2×2. Mesmo com o resultado com aquele gostinho de “poderia ter sido melhor”, a torcida aplaudiu muito o time e fez uma festa linda nas arquibancadas. Podemos dizer que os principais objetivos da temporada foram alcançados. Ficar mais um ano na série A é uma grande conquista para uma equipe que flertou com o rebaixamento boa parte do segundo turno, e para um time que segue se reconstruindo e buscando novamente seu espaço entre os grandes do cenário nacional.
CASTÁN 100 JOGOS
Na partida desta quarta (9), o zagueiro Luciano Castán fez a sua partida de número 100 pelo Coritiba. O atleta chegou ao clube em fevereiro de 2021 e foi um dos destaques do time no acesso à série A, se mantendo entre os titulares também em 2022. O jogador de 33 anos tem 9 gols com a camisa alviverde. Parabéns pelo feito, Castán!
PRÓXIMA PARTIDA
Agora, a briga volta a ser pela vaga na Sulamericana, mas, não depende apenas do Verdão. Para que isso aconteça, o time precisa vencer o Cuiabá na última rodada e torcer para o Red Bull Bragantino não vencer o Fluminense. Ambos os jogos estão marcados para domingo (13), às 16h, pela última rodada do quase definido Campeonato Brasileiro.
VAI PRA CIMA DELES, VERDÃO!
Por Viviane Mendes, coxa doida de coração.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.