Saudações, torcida vascaína!
Foram dois anos em uma competição que não é o lugar do Gigante da Colina. Além disso, a última semana foi um pesadelo para os torcedores, que viveram uma angústia fora do comum. Tudo isso porque o time não fez o básico na rodada passada, que era vencer ou ao menos segurar o empate contra o Sampaio Corrêa.
O Vasco da Gama entrou em campo para enfrentar o Ituano, na noite deste domingo (6), na partida mais importante da temporada e a última da Série B. A equipe vascaína venceu pelo placar de 1 a 0 e conseguiu o acesso para a primeira divisão.
O ANO TERRÍVEL DO VASCAÍNO
A temporada começou aos trancos e barrancos para o Cruzmaltino. No campeonato estadual, a participação foi melhor do que nas edições anteriores, mas foi despachado pelo rival na fase decisiva da competição.
O Campeonato Brasileiro era o mais importante da temporada, pois seria inadmissível passar mais um ano na Série B. Então, quando foi eliminado na Copa do Brasil, de forma vergonhosa, os vascaínos aceitaram.
O início da competição nacional não foi dos melhores, mas a equipe de Zé Ricardo manteve alguns jogos de invencibilidade e ganhou confiança na Série B.
Após alguns meses de trabalho, Zé deixou o comando do Vasco e seguiu para o Japão. E assim começou o nosso pesadelo. Perto de acertar a venda para a 777, a direção inventou de contratar o diretor da Turma da Mônica. Com poucos dias no comando, o Gigante caiu de rendimento, perdeu a invencibilidade e passava uma vergonha atrás da outra. A nossa única sorte é que em São Januário a torcida abraçou o time.
Passaram algumas rodadas, o time acumulou uma gordura no G4 e finalmente concluiu a venda para a 777. No entanto, como nada para nós se resolve fácil, um flamenguista do sistema atrapalhou tanto a negociação, a ponto de o clube não conseguir contratar na janela de transferência.
O segundo turno foi péssimo para o Cruzmaltino, que não conseguia vencer fora de casa e era derrotado por equipes da parte de baixo da tabela. A situação estava tão crítica que perdemos a gordura e vimos a disputa pelo G4 crescendo rodada após rodada.
Sofremos, deixamos de acreditar que o acesso era possível, mas no fundo ficava aquela esperança de que no final daria tudo certo. E neste domingo foi o jogo da vida, o último da competição e contra o melhor time do returno.
“O Ituano vai atropelar o Vasco”, “o Vasco não ganha do Ituano e vai ficar na Série B”, “o Brasil é Ituano”, foram algumas das frases que ouvimos durante a semana. Chegamos na humildade, contamos com a sorte e aqui estou para escrever que o Cruzmaltino conquistou os três pontos e está de volta à Série A.
Como não poderia ser diferente, a equipe de Jorginho não fez um bom jogo. Portanto, o adversário teve um jogador expulso nos minutos iniciais e a marcação de uma penalidade contra. Nenê, nosso querido vovô, chamou a responsabilidade e marcou o único gol da partida. A equipe paulista sufocou praticamente os 90 minutos de jogo, mas lá estava Thiago Rodrigues, o mais injustiçado, para operar milagres e ser o craque da partida.
Vamos Vasco! Adeus Série B e até nunca mais!
Por Aniele Lacerda
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.