O ESQUADRÃO VOLTOU!


Bahia vence primeiro jogo fora de casa no returno e confirma acesso 

A partida foi válida pela 38ª rodada do Brasileiro da Série B, última partida do Bahia no ano. O Tricolor enfrentou o CRB fora de casa, no Estádio Rei Pelé, neste domingo (6) em Maceió – AL, o Esquadrão venceu os donos da casa pelo placar de 2×1. 

Foto: (Felipe Oliveira/EC Bahia)

A partida começou com o Bahia pressionando o adversário, a torcida tricolor compareceu em peso em Alagoas, esgotando os ingressos. O jogo começou tenso, isso porque o Esquadrão de Aço tinha chances remotas de não subir, havia 20 anos que o CRB não vencia o Bahia, mas o fato do time ainda não ter vencido fora de casa no segundo turno preocupava seu torcedor. 

O time baiano nunca havia caído em um ano e subido no ano seguinte, a campanha desse ano do Bahia foi bem regular e a equipe foi a única a figurar em todas as rodadas dentro do G4. Com esse triunfo, o Tricolor concretizou o acesso à Série A, depois de ter caído no ano passado e se tornou o único time da história da “B” a ter permanecido todo o campeonato na zona de classificação. 

O jogo entre o Tricolor baiano e seu rival nordestino foi regado pela chuva, o temporal caiu praticamente durante toda a partida. O que dificultou muito o jogo tático de ambos os times. O Bahia no primeiro tempo começou agressivo partindo logo para o ataque, já o Galo da Praia esperou mais o adversário tomar partido para jogar de contra-ataque. 

O Bahia seguiu a primeira etapa criando pelo meio para as pontas tentando chegar ao gol. E foi em um lance após um escanteio, em um bate rebate na grande área, que Danielzinho surgiu de trás como elemento surpresa e finalizou com o pé esquerdo do meio da área mandando para dentro do gol no canto inferior esquerdo. A redonda passou entre os jogadores e entrou bonito para o fundo da rede. Bahia 1×0 CRB (26’\1T). 

Foto: (Felipe Oliveira/EC Bahia)

O time da casa seguiu tentando e aguerrido na partida, apesar do jogo não valer mais nada para o CRB, que “não caia nem subia “, isso elevou a pressão no jogo. O Tricolor Baiano só dependia de si mesmo para confirmar o acesso, já que houve um confronto direto entre o 4º e o 5º colocado, o Vasco e o Ituano, e o 6º colocado, o Sport, teria que vencer sua partida de goleada para entrar no G4. Nem por isso o jogo foi fácil, o CRB não “aliviou” e fez o que pode para vencer seu último jogo do ano em casa. 

A partida foi outra no segundo tempo, isso porque na volta do intervalo os times encontraram um gramado bem castigado pela chuva e com muitas poças de água. O temporal não deu trégua e a partida seguiu com muita chuva, com isso, o jogo tático seguiu um pouco comprometido e os times foram obrigados a se adaptar às novas condições do gramado.    

O Bahia começou o segundo tempo cobrando um escanteio sem muito perigo. Na sequência, o Galo da Praia subiu para o ataque e marcou o gol de empate com Emerson Negueba em uma finalização com o pé direito de fora da área (6’\2T). CRB 1X1 Bahia. 

Foto: (Felipe Oliveira/EC Bahia)

Foi uma etapa final com muitos chutões para evitar as poças d’água, o Bahia tentava marcar outro, mas não conseguia jogar. Em uma jogada com Luiz Henrique ele tentou um passe em profundidade e encontrou Vítor Jacaré, mas em posição irregular. Foi então que o CRB teve um jogador expulso favorecendo o jogo para o Bahia, mas o time da casa não desistia. Emerson Negueba tentou mais uma finalização com o pé esquerdo na lateral da área, mas sem sucesso. 

O Bahia seguiu atacando e se defendendo, até que em um lance de ataque dentro da grande área, Jacaré caiu e foi atingido propositalmente pelo adversário e o juiz assinalou pênalti na hora, expulsando mais um do CRB. Anselmo Ramon recebeu cartão vermelho. 

E foi Lucas Mugni que converteu o pênalti com uma finalização de pé esquerdo e selou o triunfo da tarde (35’\2T), CRB 1X2 Bahia, fim de papo. Com o fim da última rodada, o Bahia ficou com 62 pontos, na terceira colocação. Subiram ainda: Cruzeiro em 1º com 78 pontos, o Grêmio em 2º com 65 pontos e o Vasco em 4º com 62 pontos. 

Agora garantido na Série A de 2023, o Bahia segue o ano com as deliberações para a SAF no ano que vem. O Esquadrão de Aço convocou essa semana seus sócios para a votação da SAF com o Grupo City. O Tricolor definiu a votação para o dia 10 de dezembro para a proposta da holding por 90% das ações. O valor inicial da proposta do Grupo City é de R$700 milhões por 90% da SAF do Bahia, a proposta é o Bahia ficar com os 10% restantes. O acordo prevê também que o conglomerado assuma dívidas de até R$300 milhões. 

Por Suzane Pinheiro 

— Salvador/BA  06/11/2022

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.  


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se