Arsenal vence o rival Chelsea com autoridade em Stamford Bridge e mantém liderança
Neste domingo (6), o Arsenal derrotou o Chelsea por 1 a 0, fora de casa, e recuperou a liderança da Premier League. A 15ª rodada começou com Manchester City vencendo o Fulham por 2-1 no finalzinho do jogo, com gol de pênalti convertido por Haaland que assegurou aos Citizens o primeiro lugar provisoriamente. Os Gunners, para retomarem ao topo da liga, entraram em campo buscando apenas a vitória e isso se refletiu em campo numa grande partida.
O lateral-esquerdo Zinchenko, que não atuava desde o North London Derby, no início de Outubro, se recuperou de uma lesão e apareceu novamente no time titular. Assim, os Gunners foram a campo com a seguinte escalação: Ramsdale; White, Saliba, Gabriel, Zinchenko; Partey, Xhaka; Saka, Ødegaard, Martinelli e Jesus. Já os Blues contaram com Mendy; Azpilicueta, Chalobah, Thiago Silva e Cucurella; Jorginho, Loftus-Cheek e Mason Mount; Sterling, Havertz e Aubameyang.
Mesmo jogando fora de casa, o Arsenal não se intimidou e partiu para cima do rival durante todo o primeiro tempo e quase abriu o placar aos 9 minutos, com Ben White, numa finalização que saiu pela linha de fundo. Aos 28 minutos, Martinelli cruzou para dentro da área e por pouco, Gabriel Jesus não acertou de cabeça. Apesar do 0x0 na primeira etapa, o time vermelho do Norte de Londres controlou as ações do jogo e não deixou o seu adversário criar chances.
No segundo tempo, os Gunners voltaram com o mesmo ímpeto e em busca do resultado. Gabriel Jesus teve mais uma grande chance, mas parou em boa defesa do goleiro Mendy. O gol só foi sair aos 63 minutos, em bola parada. Num escanteio cobrado por Saka, o zagueiro brasileiro Gabriel Magalhães aproveitou a bagunça na defesa adversária e balançou as redes.
Após o primeiro gol, o time de Mikel Arteta continuou pressionando em busca de mais para não correr riscos. Teve duas boas chances com Saka e Odegaard, mas ambas finalizações foram para fora. Com o jogo controlado, o treinador espanhol realizou algumas substituições. Aos 78 minutos, o lateral-esquerdo Tierney entrou no lugar de Zinchenko, aos 87 minutos o volante Mohamed Elneny no lugar de Martin Odegaard e por fim aos 94, o zagueiro Holding substituiu o atacante Martinelli para assegurar a vitória.
Apesar de um placar “magro”, o Arsenal controlou a partida do início ao fim e o goleiro Ramsdale não teve sustos e sequer fez uma defesa difícil. Com o resultado, os Gunners chegaram a 34 pontos, retomando a liderança do campeonato e os Blues se mantiveram com 21, mas apenas na sétima posição, colecionando a segunda derrota seguida e se distanciando cada vez mais do top 4.
A dupla de zagueiros, Gabriel Magalhães e William Saliba, foram os principais destaques do duelo, junto com o lateral-direito Ben White. O trio anulou o ataque dos Blues durante os 90 minutos. Vale lembrar que Magalhães disputa uma vaga na Copa do Mundo do Catar e pode aparecer na lista de convocados da seleção brasileira amanhã (7). Apesar de algumas irregularidades em jogos recentes pelos Gunners, o zagueiro vem se redimindo e mostrando também que tem “faro” para gol. Desde que iniciou sua trajetória no Arsenal, na temporada 20/21, o zagueiro marcou 9 gols de escanteio, uma boa peça em bola parada. Já Saliba vem se firmando como um dos melhores defensores do campeonato inglês e amadurecendo a cada partida e Ben White, que apesar de não jogar na sua posição de origem, mostrou que é adaptável e tornou-se muito importante na defesa. Outro jogador que vale menção é o atacante Gabriel Jesus. Apesar de não ter feito seu gol, o jogador novamente se mostrou muito presente no ataque, criando várias jogadas e pressionando muito a defesa adversária.
O treinador Mikel Arteta, após o fim da partida comentou sobre a possível disputa do título da Premier League: “Estamos melhorando muito como equipe. estamos competindo melhor. Estamos conseguindo muito bons resultados agora, mas é uma longa jornada. Estamos na disputa hoje. Mas acho que o futebol hoje, amanhã, é muito diferente. Então vamos aproveitar esta noite.”
É a terceira vitória consecutiva do Arsenal em Stamford Bridge na Premier League. Desde a temporada 20/21, os Gunners vencem os Blues fora de casa. Por isso, é sempre bom lembrar: LONDON IS RED!
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo*