Clássico Grenal termina com manifestação racista na primeira partida da Final do Campeonato Gaúcho Feminino 2022
Na manhã desta quarta-feira (3), no Beira Rio, ocorreu a primeira partida da final do Campeonato Gaúcho Feminino. O Clássico Grenal terminou com placar de 1 a 1, ficando a decisão para a última rodada.
A partida começou com as duas equipes trocando passes e buscando chegar ao ataque. Logo nos minutos iniciais, o Grêmio com perigo, mas a defesa adversária estava bem colocada. A goleira Lorena não deixou barato, afastou as finalizações das adversárias e não deu chance da bola passar para o fundo da rede.
O primeiro tempo foi eletrizante e com várias tentativas criadas pelo Grêmio. Já na etapa complementar, a técnica Patrícia Gusmão realizou a primeira substituição: saiu Caty, entrou Cássia. E bastou a bola rolar para ter um pênalti marcado para as Gurias do Grêmio e uma expulsão para as Gurias Coloradas. Laís Estevam cobrou e abriu o placar para o Tricolor.
O Plantel Gremista continuou superior, trocando passes e finalizações, e veio nova substituição: saiu Laís Estevam, entrou Dani Barão. Na reta final, nova substituição: Jéssica Soares deu lugar a Raíssa Bahia. E aos 39 minutos, Sinara lesionada, foi substituída por Laís Giacomel. Na última modificação: saiu Tchula e entrou Rafa Levis.
O Grêmio continuou pressionando, mas infelizmente no último minuto dos acréscimos, as adversárias empataram.
Fim de partida: Grêmio 1 a 1 Internacional. Será na casa Tricolor que será disputado o título, com muita emoção. Um empate levará a disputa para os pênaltis.
A partida final será no domingo (6), às 13h45, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), que contará com o apoio da torcida.
Infelizmente, o Grenal foi marcado por manifestação de racismo contra as Gurias Gremistas, fato que foi registrado na súmula pelo delegado. Posteriormente, as atletas do Grêmio foram ao Jecrim, no Beira Rio, registrar a ocorrência.
As atletas reservas sofreram ofensas racistas. Um torcedor Colorado falou: “estou precisando de um espanador em casa”, se dirigindo a atacante Luany,no primeiro tempo. O Internacional identificou um torcedor pelas câmeras e o mesmo será intimado pela polícia.
O Grêmio se pronunciou contra o ato racista:
“O “Clube de Todos”vem a público demonstrar repúdio e indignação com práticas recorrentes que atentam contra a dignidade de nossas profissionais e valores enaltecidos por essa instituição. Às atletas Luany, Brito e Paixão, prestamos apoio incondicional e a certeza que providências serão tomadas”.
Meu e de toda nação Tricolor o nosso respeito as atletas!
#TeSigoATodaParte
Mah Dutra
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.*