Posições diferentes, histórias de vida diferentes, mas, o mesmo sonho e um único objetivo: Fazer história no Furacão. Thiago Heleno e Pablo, grandes nomes do clube, a chefia vai a luta pelo título da Libertadores em Guayaquil
GENERAL HELENO
Nascido em Sete Lagoas, à aproximadamente 72 quilômetros de Belo Horizonte, Thiago Heleno começou a jogar futebol aos sete anos na sua cidade natal, na escolinha de Bela Vista, junto com seu irmão. Não demorou muito e o zagueiro foi revelado pelo Cruzeiro, aonde recebeu convite para integrar a categoria infantil.
Atualmente com 34 anos, o zagueiro tem uma jornada extensa no Futebol Brasileiro, já passou por alguns clubes e assinou com o Athletico em 2015. O jogador estava 70% acertado com o Santos, mas surpreendeu e no dia 28 de dezembro de 2015, assinou com o Furacão.
Na sua primeira partida, o defensor fez um dos gols na vitória contra o Coritiba por 3 a 0, na Arena da Baixada. Na Libertadores de 2017, foi um autêntico Xerife e na partida contra o Flamengo, sempre bem colocado realizou vários desarmes e ainda marcou um gol de cabeça na vitória por 2 a 1.
Após muitas atuações boas e seguras pelo clube, o zagueiro caiu nas graças da torcida e ganhou o apelido de “General Heleno”. Um mineiro que chegou de mansinho e virou um gigante no Athletico, ou melhor, o “General da Baixada”, está na sua sétima temporada pelo Furacão, onde conquistou quatro títulos, sendo eles: Sul-Americana (2018 e 2021) e Paranaense (2016 e 2020). Na primeira Sula, foi dele o gol do título, na decisão por pênaltis.
Estar na final da Libertadores, é um sonho para Thiago Heleno, visto que o zagueiro foi protagonista em títulos importantes do Athletico e sonha em buscar mais esse título. Por muito pouco o General não ficou de fora dessa participação histórica do Furacão, isso porque o jogador sofreu uma lesão no ombro em março de 2022, e ficou afastado exatos 4 meses, mas conseguiu retornar a campo em julho. E assim tem a chance de ampliar suas conquistas no clube.
O CRAQUE DA CAMISA 5
Nascido em Londrina e criado em Cambé, Pablo foi revelado pela categoria de base do Athletico. Convocado várias vezes para jogos da equipe principal desde 2010, o atleta só estreou no dia 31 de agosto de 2011, na derrota por 1 a 0, em casa, diante do Atlético Mineiro.
Ao longo da sua trajetória, Pablo passou por alguns clubes, a maioria deles por empréstimo: entre 2013 e 2015, o centroavante foi emprestado ao Figueirense por duas vezes; Real Madrid Castilla e Cerezo Osaka. Em 2016, voltou ao Furacão, atuou no Paranaense e foi campeão. Em 2018, também foi protagonista da Sul-Americana, vestindo a camisa 5 em homenagem ao seu pai, que usava esta numeração quando jogava futebol. Pablo foi um dos artilheiros da competição com 5 gols, sendo 2 deles no jogos da final contra o Júnior Barranquilla. No final de 2018, o atacante deixou o Furacão e assinou com São Paulo até o final de 2022, porém, o jogador retornou pela terceira vez ao Athletico em 1° de fevereiro de 2022.
Entre idas e vindas podemos dizer que 2022 foi um ano de realizações para o centroavante. Pablo teve grandes participações nos jogos da Libertadores, como por exemplo, em 26 de maio, quando o Furacão enfrentou o Caracas FC e o jogador deixou sua marca registrada, fazendo 2 gols e danso 1 assistência na vitória por 5 a 1 do Furacão.
A semifinal da Libertadores, um jogo coberto de emoções, teve um final feliz com grande participação do camisa 5. O Athletico estava perdendo por 2 a 0 para o Palmeiras, mas esse placar não permaneceu por muito tempo, isso porque, Pablo saiu do banco de reservas para mudar a situação. Aos 64 minutos, o atacante balançou as redes e colocou esperança novamente no coração da torcida do Furacão. Mas a emoção não acaba por ai: aos 85 minutos, Pablo deu uma assistência para Terans marcar o gol da classificação!! O início de um sonho, estamos na final. Em busca de fazer história, desta vez em Guayaquil.
Por mais essa taça CHEFIA!!
Por Rayane Araújo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.