Cruzeiro e Atlético jogam para definir tabela do campeonato estadual
Cruzeiro e Atlético se enfrentam neste sábado (15), às 15h, no estádio das Alterosas, em BH, pela quinta e última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro Feminino de 2022.
O clássico mineiro definirá a posição na tabela das duas equipes, já que, tanto as Cabulosas quanto as Vingadoras já estão garantidas para a próxima fase da competição.
O Atlético é o líder com 12 pontos. A equipe Alvinegra ganhou os 4 duelos e tem 100% de aproveitamento. O Cruzeiro é o segundo colocado com 10 pontos. Venceu 3 partidas e empatou com o América por 1 a 1, na estreia.
Também garantidas para a próxima fase, as Spartanas do América são as terceiras na tabelas, com 7 pontos. A briga pela última vaga está entre Uberlândia e Nacional, ambos com 3 pontos. E coincidentemente, as duas equipes do interior farão o confronto direto também neste sábado. O lanterna é o Araguari que ainda não pontuou.
BREVE RESUMO DA HISTÓRIA
O futebol feminino do Cruzeiro é recente, isso faz com que o torcedor atual esteja vendo a história ser escrita. O clássico mineiro entre Cabulosas e Vingadoras começou em 2019, de lá para cá, são apenas 6 confrontos, dos quais a equipe Alvinegra tem a vantagem de 3 vitórias (1 vitória por decisão nos pênaltis), 1 empate e duas vitórias das Cabulosas.
O primeiro duelo entre as equipes da capital aconteceu na quarta rodada do Campeonato Mineiro de 2019. A Raposa venceu por 2 a 0. Nesse mesmo ano, a equipe Estrelada foi campeã estadual e conseguiu o acesso à série A1 do Campeonato Brasileiro.
No ano seguinte, em 2020, o empate por 0 a 0 na segunda rodada do Mineiro e a final que ficou 2 a 2, mas na disputa de penalidades máxima, as Vingadoras fizeram 5 a 3 e levaram a taça.
Já em 2021, confronto na terceira rodada do campeonato Mineiro e vitória maiúscula das Cabulosas por 3 a 0. Porém, na final o Atlético fez 1 a 0 e pelo segundo ano consecutivo foi o campeão estadual.
Agora em 2022, pela primeira vez as duas equipes se enfrentarão na elite do futebol feminino. Cruzeiro e Atlético foram as equipes representantes de Minas Gerais no Brasileirão Feminino Série A1. O desempenho dos dois times deixou a desejar, mas no confronto direto, as Vingadoras levaram a melhor ao conseguirem o placar de 2 a 1.
AS CABULOSAS
É redundante falar que assim como o futebol masculino, o futebol feminino do Cruzeiro está passando por uma reformulação. Esse fato sempre é mencionado nesta coluna do Cruzeiro.
Porém, é importante bater nessa tecla. Lembrar que todo mal feito à instituição Cruzeiro Esporte Clube também prejudicou as Cabulosas. A SAF chegou para colocar ordem na casa e aos poucos vimos os resultados.
O desempenho Celeste no Campeonato Brasileiro não foi nada bom, mas a permanência na série A1 pode ser entendida como uma grande conquista. A luta de 2023 continuará sendo contra as próprias dificuldades, mas com a equipe organizada, podemos fazer um trabalho, desde o início, com tranquilidade.
Muito já foi mudado e inclusive a melhora das atletas em campo neste Campeonato Mineiro é perceptível. As vitórias elásticas mostram como o problema de finalização já não é tão grande. Claro que clássico é um jogo tenso, mas as Cabulosas têm totais condições de ganhar e fazer bonito.
FICHA TÉCNICA
Atlético x Cruzeiro
Motivo: 5ª rodada fase classificatória Campeonato Mineiro
Local: Estádio das Alterosas – SESC Venda Nova – BH/MG
Data: 15/10/2022
Hora: 15h
Transmissão: Canal oficial do Cruzeiro no YouTube
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.