No Nabizão, Red Bull Bragantino vira para cima do Cuiabá e quebra o jejum de nove jogos sem vencer no Brasileirão
Dá-lhe Braga, leitores que acompanham o Portal Mulheres em Campo!
Na noite desta quarta-feira (05), o Red Bull Bragantino recebeu o Cuiabá Esporte Clube, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Buscando renovar as esperanças, a Torcida Bragantina sentia falta de soltar o grito da vitória e utilizou uma velha superstição do meio futebolístico para espantar a má fase: jogar sal grosso na cabine do VAR. Por coincidência ou não, a equipe do interior voltou a vencer depois de dois meses e respirou aliviada, reencontrando o “caminho das vitórias”. Além disso, o meia Evangelista possuiu mais um motivo para comemorar, pois o jogador atingiu a marca de 100 jogos.
Apesar do início equilibrado do primeiro tempo, o Braga teve mais volume de jogo, enquanto o Dourado foi presenteado com uma penalidade máxima cometida por Cleiton Schwengber, e na cobrança, Deyverson inaugurou o marcador, construindo uma boa vantagem. Entretanto, o TikToker… ops, o camisa 9 dos visitantes esqueceu que tanto um “lutador de boxe” quanto um “membro da realeza” são peças essenciais do nosso elenco, ou seja, a raça de Werik Popó e a inteligência do Rei Artur garantiram a virada dos anfitriões (2 a 1), em duelo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2022.
Na tabela de classificação, o Massa Bruta pegou o famoso “elevador das posições”, subiu para a 10ª posição e chegou aos 38 pontos, quebrando o jejum de 9 confrontos sem vitória (quatro derrotas e cinco empates). Por outro lado, o Auriverde da Baixada permaneceu na zona de rebaixamento, em 17ª colocado, com 30 pontos, acumulando o segundo revés consecutivo.
O JOGO
1º TEMPO
No início da primeira etapa, o Bragantino teve menos posse de bola e subiu ao ataque, mas o oponente impediu as infiltrações na área. O Cuiabá, por sua vez, trocou passes e investiu no lado esquerdo do campo para elaborar oportunidades.
Aos 15 minutos, Helinho recebeu a pelota de Lucas Evangelista e chutou forte, porém, a tentativa passou à direita da meta auriverde. Dois minutos depois, em rápido contra-ataque, Popó ativou o “Modo Turbo”, superou o marcador, cruzou para Hyoran e dominou, contudo, pecou na hora de finalizar.
Quando o relógio atingiu a marca de 27’, Valdívia soltou uma bomba, exigindo uma “defesaça” de Cleiton. Entretanto, o arqueiro bragantino derrubou André Luis na área, onde o juiz se dirigiu até a cabine do VAR para revisar o lance e assinalou penalidade máxima. Na cobrança, Deyverson não se intimidou, bateu forte e fez uma das dancinhas do TikTok, abrindo o placar em Bragança Paulista.
Aos 37 minutos, Aderlan não gostou dessa situação adversa, pediu uma orientação para os Deuses do Futebol e assustou João Carlos, todavia, não obteve sucesso.
Aos 46’, Deyvin foi lançado em profundidade, saiu cara a cara com Cleiton Schwengber e bateu cruzado, no entanto, o goleiro evitou o segundo tento do Dourado.
Antes do intervalo, exatamente aos 47 minutos, a esperança foi renovada! Após uma cobrança de falta, o camisa 13 dos donos da casa tabelou com Evangelista, aproveitou a desatenção da zaga rival, finalizou e o arqueiro visitante realizou uma defesa à queima-roupa. No rebote, o mais novo xodó dos torcedores, Werik Popó, não pensou duas vezes e “nocauteou” a redonda para o fundo das redes, empatando a partida.
O primeiro tempo terminou com tudo igual (1 a 1), no Nabi Abi Chedid.
2º TEMPO
Na segunda etapa, o time de Maurício Barbieri voltou do vestiário motivado e, logo aos 8’, Aderlan fez uma inversão para “Little Hélio”, que acionou Popó, ajeitou a redonda e finalizou de primeira, obrigando João intervir o chute. Já o Cuiabayern seguiu com uma postura defensiva, criando poucas oportunidades de gol.
Quando o relógio atingiu a marca de 14 minutos, Helinho fez uma excelente jogada individual, cruzou na área, onde Artur tabelou com Lucas Evangelista, chutou de direita e trouxe de volta a alegria dos súditos, organizando um grande “banquete” para quebrar o jejum!
Aos 19’, Pepê recebeu de André Luís e bateu cruzado, porém a tentativa saiu pela linha de fundo. Em contrapartida, cinco minutos depois, o camisa 7 do Poderoso Leão aproveitou uma falha de Alan Empereur, passou para Werik Popó e tentou anotar a terceira conversão, no entanto, o centroavante se atrapalhou, desperdiçando uma chance inacreditável.
Na medida em que o tempo foi passando, o clube comandado pelo técnico António Oliveira promoveu substituições e apostou em jogadas aéreas para deixar tudo igual, mas não obteve sucesso. Por outro lado, o Braga não tirou o pé do acelerador, controlou as ações e teve outras chances de balançar as redes, contudo, os atletas Eric Ramires, Carlos Eduardo e o Rei Artur não foram efetivos.
Nos acréscimos, exatamente aos 46 minutos, Evangelista possuiu uma oportunidade de ouro para ampliar a vantagem, exigindo uma boa defesa de João Carlos. Sendo assim, o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes apitou e o segundo tempo terminou com a virada do Massa Bruta, por 2 a 1, no Nabizão.
ENTREVISTA PÓS-JOGO: REI ARTUR
Segundo o “Globo Esporte”, o autor do segundo gol do Toro Loko, Artur, celebrou o resultado positivo diante do Auriverde da Baixada e exaltou a atuação do plantel, afirmando que o sentimento é de alívio. Confira:
“Que alívio. O sentimento é de alívio. Estamos batalhando, persistindo bastante. Foi essencial essa vitória. Saímos perdendo, empatamos no primeiro tempo e saímos vitoriosos. É um alívio, tira um peso, nos afasta do Z4. Temos mais um jogo importante no domingo (contra o Coritiba)”, afirmou o camisa 7.
Finalmente, a Torcida Bragantina teve uma noite de paz, hein?
PRÓXIMO COMPROMISSO: EM BUSCA DE UMA NOVA SEQUÊNCIA POSITIVA!
O Red Bull Bragantino volta a campo no domingo (09), contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, às 18h (de Brasília), em Curitiba, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
“Na força de uma raça, na luta já vencida.” – Hino Bragantino.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.