O Bahia retorna aos gramados neste sábado (24), às 18h15, na Arena Fonte Nova, para enfrentar o Operário pela 31ª rodada da Série B do Brasileirão. A última partida do Esquadrão foi no dia 12 de setembro, onde sofreu uma derrota para o Sport na Ilha do Retiro. De lá pra cá, foram 11 dias sem jogo, os atletas folgaram 3 dias e os demais dias foram de treinos intensos, tiveram tempo suficiente para consertar erros, melhorar aspectos negativos que vem prejudicando rendimento dentro das quatro linhas. Inclusive aperfeiçoamento de passes e finalizações direcionadas ao gol.
O Bahia encontra-se na terceira colocação, com 51 pontos. Perdeu uma posição depois que o Grêmio venceu o Sport na última terça-feira (20) e foi para 53 pontos. Mais do que nunca, só o triunfo importa para voltarmos à vice-liderança. Já o Operário está em luta constante contra o rebaixamento, na vice-lanterna, com 30 pontos, mesmo vencendo não sairá da temida Z4, porém tenta respirar. O Esquadrão tem que aproveitar a fragilidade do adversário e buscar o triunfo, porém com cautela, sem soberba, respeitando o adversário, mas ser um time agressivo e ofensivo.
A preparação foi encerrada na tarde desta sexta (23), onde Enderson e a comissão técnica reuniram os atletas no auditório e estudaram juntos sobre o adversário. O comandante sinalizou vários pontos positivos e negativos e logo depois, foram a campo e iniciaram o último treino em campo sob comando do preparador físico Gerson Rocha.
Luiz Otavio está treinando normalmente, porém Matheus Bahia segue em um trabalho na academia com o fisioterapeuta Thiago Teixeira, sem prazo de recuperação. Assim como, o goleiro Danilo Fernandes passou por cirurgia no joelho, está em processo de recuperação e só retorna aos gramados em 2023.
Faltam 8 rodadas para o final do Campeonato, 4 em casa e 4 fora. Como o Tricolor tem a saga de vencer em casa e perder fora, Enderson Moreira trabalhou nesse período justamente em busca do equilíbrio entre as partidas.
Falaê, Ignácio
Na quinta-feira (22), o zagueiro Ignácio, que vem sendo destaque pela boa atuação nas partidas, concedeu uma entrevista após o treino no CT Evaristo de Macedo. Conforme Sócio Digital, o zagueiro falou sobre seu desenvolvimento individual, assim como, a união do grupo e entrosamento. Falou também sobre o acesso do Cruzeiro com 7 rodadas de antecedência e demonstrou ansiedade por viver este momento pelo Bahia.
“Feliz pelos números, pelo reconhecimento. Sou um cara que trabalho forte na semana e jogar da melhor forma. Existe um conjunto empenhado, e isso nos ajuda ali atrás. Eu, desde que voltei, sempre falei e quis ter essa sequência aqui. Acompanhei o jogo [do Cruzeiro], sim, e vi a grande festa. Bate ansiedade, mas é algo que precisamos controlar. Focar em cada jogo apenas”.
Escalação
A provável escalação será: Mateus Claus, Marcinho, Ignácio, Gabriel Xavier, Rezende, Patrick, Mugni, Ricardo Goulart, Raí, Jacaré e Davó.
Arbitragem
Quem apitará a partida será: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Renan Aguiar da Costa e Vanessa Santos de Azevedo. A responsável pelo VAR será Daiane Caroline Muniz.
Transmissão
A partida será transmitida pelos canais Premiere e SporTV.
#AvanteEsquadrão #JuntosVenceremos #BBMP
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo