Palestrinas vencem Derby e se mantém na zona de classificação do Campeonato Paulista
O Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (21) e se manteve no G4 do Paulistão. Teve lei da ex, com gol de Poliana e teve gol contra também. “Ah, mas foi contra o time reserva”, muita gente falou. Foi sim, porém, nem por isso a vitória foi menos importante. Com 13 pontos somados, as Palestrinas seguem ocupando a quarta posição.
O Verdão foi para a partida consciente de que precisava vencer por todos os motivos possíveis: por ser um clássico, por ser uma disputa direta por posição, por precisar se firmar no estadual, mas principalmente, para tentar amenizar a dor da eliminação na competição nacional. As Alvinegras levaram a campo um time reserva, no entanto, isso não diminui a importância de se vencer o Derby. E foi com essa mentalidade que as Palestrinas foram para o jogo.
O Palmeiras iniciou a partida pressionando no campo de ataque e criou uma boa chance, aos 2 minutos, quando Bruna Calderan recebeu bom passe de Andressinha, mas acabou mandando para fora. Na sequência, foi a vez de Bia Zaneratto tentar, mas o chute acabou saindo fraco, o que facilitou a defesa da goleira adversária. Na casa dos 6’, Katrine sofreu falta e conseguiu um escanteio na cobrança. Byanca Brasil levantou a bola para dentro da área e Poliana subiu mais alto para aplicar a lei da ex e inaugurar o marcador.
As Palestrinas seguiram no ataque, porém, sem conseguir finalizar. Aos 19’, Camilinha arriscou de longe e mandou por cima do gol. Já aos 37’, Byanca carimbou o travessão com força e na sequência Amanda impediu o gol de empate. Apesar da pressão, as Alviverdes não conseguiram ampliar a vantagem na primeira etapa.
O Palmeiras voltou para a etapa complementar querendo manter a pressão, porém, as adversárias equilibraram mais a partida, conseguindo criar mais chances. O jogo ficou mais amarrado e ambas equipes tinham dificuldade para acertar as finalizações. O segundo gol da partida veio somente aos 36 minutos e foi contra. A Imperatriz cobrou escanteio e a goleira alvinegra socou a bola em direção ao próprio gol. A zagueira adversária até tentou tirar, mas a bola já havia entrado.
As Alvinegras pressionaram nos minutos finais, mas as Palestrinas se seguraram e garantiram a vitória sem sofrer gols.
No ano passado, o Palmeiras não teve um bom desempenho no estadual e acabou não se classificando. Diante disso, é importante que o time brigue pela classificação, para poder crescer e ganhar títulos relevantes. Apesar da atual bagunça interna e certo descaso do clube com a modalidade, esperamos que a diretoria possa olhar para o feminino com mais carinho e não achar que apenas contratar boas jogadoras resolve tudo. É necessário uma boa gestão, oferecer uma boa estrutura e principalmente respeitar as atletas.
As Palestrinas voltam a campo na próxima quinta-feira (29) para enfrentar a Portuguesa, às 19h30, no estádio Bruno José Daniel.
AVANTI PALESTRINAS!
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.