Neste domingo (18), o Palmeiras recebe o Santos em duelo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 18h30, no Allianz Parque. Com 54 pontos, o Verdão vai em busca de mais três pontos para seguir – com sobra – na ponta da tabela.
A equipe de Abel Ferreira vem embalada com dez jogos de invencibilidade. Na última rodada, em casa, venceu o lanterna Juventude por 2 a 1.
Do outro lado, o rival vem de dias ruins. As duas derrotas seguidas para Goiás e Ceará culminaram na saída do treinador Lisca, que comandou a equipe em apenas oito jogos.
Em caso de vitória do Verdão, o Palmeiras pode atingir a marca de dez jogos de invencibilidade contra o rival da Baixada e chegar ao sétimo triunfo consecutivo, já que não perde para este desde 2020. São sete vitórias e dois empates desde então.
PREPARAÇÃO
Com o calendário mais espaçado devido às eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, o Palmeiras teve a semana cheia para treinar. Na segunda-feira, após vitória sobre a equipe de Caxias do Sul, o Alviverde recebeu folga geral.
No dia seguinte, terça-feira, o elenco se reapresentou pela manhã na Academia de Futebol e deu início à preparação para o clássico.
Para iniciar, os jogadores foram a campo para atividades técnicas. Inicialmente, o elenco foi dividido em três grupos. Na primeira parte, trocou passes em velocidade, com toques limitados na bola e marcação pressão. Em seguida, dois times disputaram um coletivo, enquanto o terceiro ensaiou finalizações.
Já na quarta-feira, após um rápido aquecimento, a comissão técnica comandou uma atividade técnica intensa. Alguns dos atletas mais desgastados foram liberados antes e terminaram com um complemento físico.
Dando sequência aos treinos, na quinta-feira, os jogadores foram submetidos a um treino técnico, com algumas Crias do sub-20. Primeiro, o elenco foi separado em três times com nove jogadores de linha e um goleiro. A atividade consistia no enfrentamento entre jogadores do mesmo time, em campo reduzido, enquanto o outro aguardava. Para finalizar o dia, alguns atletas também aprimoraram finalizações.
Na sexta-feira, teve novidade no CT. O ex-atacante Lucas Barrios, que teve passagem pelo Verdão entre 2015 e 2017, passou por um estágio com o técnico Abel Ferreira. O paraguaio pendurou as chuteiras recentemente e quer dar início a sua carreira como treinador.
Em campo, os jogadores fizeram atividades técnicas e táticas em dimensões reduzidas com foco em transições, movimentações e construções de jogadas. No final, alguns jogadores treinaram faltas, enquanto outros realizaram complementos físicos. Ainda, outros treinaram bolas paradas.
Por fim, na manhã deste sábado, o elenco fez o último treino de olho no clássico. Abel Ferreira começou mostrando um vídeo no centro de excelência e depois comandou uma
trabalho técnico e tático. Os jogadores também aprimoraram finalizações.
DESFALQUES
Os desfalques do time de Abel Ferreira seguem sendo os meio-campistas Jailson e Raphael Veiga, que se recuperam de cirurgia. O primeiro trata a lesão no joelho, enquanto o camisa 23, recém-operado, cuida do tornozelo direito.
SERÁ QUE VEM ENDRICK POR AI?
Não é novidade que a torcida palmeirense espera ansiosamente pela estreia do jovem Endrick, grande destaque nas categorias de base do Verdão. Nessa reta final de Brasileiro, a expectativa segue ainda maior.
Neste fim de semana, Endrick ficou de fora do jogo contra o Ituano, pelo Paulista sub-20. Assim, deu espaço para nós torcedores nos iludirmos ainda mais com a possibilidade de ter Endrick relacionado pela primeira vez no profissional.
Vale lembrar também que Endrick é um dos jogadores que vem treinando com o time principal já há um tempo.
Por Victória Amorim
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.