No último sábado (10), o América-RN venceu o São Bernardo por 1 a 0 em solo paulista, no Estádio 1° de Maio. Diante do resultado, a equipe Alvirrubra conquistou a classificação para disputar a final da Série D do Campeonato Brasileiro 2022.
No agregado, o Alvirrubro de Natal fez 3 a 0. Do outro lado da chave, figuram Pouso Alegre-MG – que saiu na frente vencendo por 1 a 0 no último domingo (4) – e Amazonas, que se enfrentam no domingo (11), para decidir quem avança junto com o Mecão.
Apesar de não haver nenhuma definição sobre o confronto final, o América é o primeiro time que carimbou seu passe direto, um feito inédito ao Alvirrubro. A previsão é de que o jogo de ida aconteça no próximo final de semana, no dia 18 de setembro.
SOBRE O JOGO
A equipe potiguar foi pressionada durante toda a partida, como já era previsto, já que somente a vitória interessava ao São Bernardo. E, logo nos 3 minutos iniciais, o time da casa assustou com uma bola em direção ao gol, mas acabou passando por cima do goleiro Bruno.
Tivemos um primeiro tempo onde o São Bernardo mantinha o domínio do jogo, mas sem sucesso nas tentativas de abrir o placar.
A bola entrou aos 33’ do primeiro tempo, quando Wallace Pernambucano recebeu cruzamento de Téssio e cabeceou para o fundo do gol. O lance passou por revisão do VAR, e foi validado, levando os torcedores à loucura.
Frisando que, com esse gol, Wallace Pernambucano (o nosso TANQUE) alcançou a marca de 50 gols pelo América. Tem que respeitar o nosso camisa 9, queridinho da torcida.
Mas o São Bernardo seguiu pressionando e teve boas chances nos acréscimos da etapa inicial. Logo no finalzinho, foi a “sorte de time campeão” que não deixou a bola entrar. Na melhor chance do adversário na partida, sem goleiro, o Mecão conseguiu chutar para longe e afastar o empate.
No segundo tempo o América seguiu pressionado pela equipe da casa, e tinha dificuldade para passar do meio de campo.
É evidente que o grupo Alvirrubro chegou destinado a não levar gol, mas também não deixou passar as oportunidades que surgiram, arriscando quando podia. Por outro lado, o time da casa buscava o gol de toda forma, mas não encontrou.
No final do segundo tempo, para dificultar ainda mais a vida do Tigre, o jogador Helder recebeu cartão vermelho. Daí em diante, a missão era apenas administrar o resultado, por mais desafiador que pudesse ser.
Não foi um dos melhores jogos para o América, que apenas conseguiu se defender durante todo o tempo regulamentar, mas ainda assim, venceu pelo placar de 1 a 0 e conquistou a primeira vaga na final da Série D.
Agora é estudar bem o próximo finalista e traçar uma estratégia para obter tranquilidade nos próximos duelos. Volto a dizer que o América está com uma equipe boa e inteligente, sendo necessário aprimorar alguns detalhes que não podem ser desprezados por um time que anseia o título de campeão.
Por Amanda Oleinik
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.