O Verdão empatou com o Avaí fora de casa, mas ainda mantém a marca de melhor visitante da competição
Não dá para ganhar todas, nós sabemos. Com um time misto e visando o próximo duelo da Libertadores, o Palmeiras empatou em 2 a 2 com o Avaí neste domingo (26), em jogo válido pela décima quarta rodada do Brasileirão. A atuação alviverde não foi das melhores, mas está longe de ter sido ruim. Alguns pequenos erros deixaram escapar a vitória e chance de se isolar na liderança, porém, é possível corrigir essas falhas para seguirmos bem na competição nacional.
A primeira etapa foi bem truncada e de poucas boas oportunidades. O Palmeiras foi quem criou a primeira chance com Navarro. O camisa 29 cabeceou com precisão e exigiu do goleiro adversário uma ótima defesa. Wesley, Breno Lopes e Navarro eram os titulares do ataque alviverde, e a ausência de Dudu e Rony (quem diria) foi sentida, já que o time perdeu velocidade ofensiva.
No entanto, com três competições simultâneas não dá para evitar esse rodízio, a questão é saber administrar os jogos onde não vencer tenha o menor impacto possível. Neste caso, o empate fora de casa ainda deixa o Verdão na liderança do Brasileiro. Vale lembrar que o elenco ainda é curto, mas temos dois reforços aguardando o prazo para poder estrear, além da possibilidade de pintar novas contratações.
Sem toda velocidade no ataque, o Palmeiras tentava construir suas jogadas no meio campo, enquanto o time da casa buscava furar a defesa palmeirense, o que pouco conseguiu, Weverton quase não teve trabalho. O placar só foi aberto nos acréscimos, em um lance besta (e questionável) de Gustavo Gómez. O árbitro assinalou o pênalti e o time da casa marcou, finalizando o primeiro tempo em vantagem.
A etapa complementar começou mais movimentada e o Palmeiras logo chegou ao empate, também com gol de pênalti. Zé Rafael chutou na área, a bola foi desviada com a mão e a penalidade assinalada. Scarpa (que não prometeu nada e está entregando tudo) cobrou com confiança e converteu. O gol fez o Alviverde ganhar confiança e passar a pressionar o adversário.
Abel fez suas substituições, colocou Veiga e Rony no time para dar fôlego ao setor ofensivo. O Palmeiras conseguiu criar mais chances, e aos 20 minutos, Rony rústico virou após receber passe de Wesley. O Palmeiras melhorou ofensivamente, mas os pequenos erros insistiam em acontecer. Mayke cometeu falta na entrada da área e o Avaí empatou outra vez na cobrança. Uma bomba que nem deu tempo de Weverton reagir.
O Verdão não se abalou e seguiu buscando o terceiro gol. Teve uma boa chance com Gómez, que não alcançou bola desviada na área por Luan. Já nos minutos finais, Rony deu uma cabeçada venenosa, que exigiu do goleiro adversário uma defesa espetacular, impedindo uma nova virada do time visitante.
O Palmeiras segue líder, com 29 pontos e com a missão de equilibrar os rodízios para avançar o máximo nas competições de mata-mata, ao mesmo tempo que tenta se manter na ponta da tabela de pontos corridos. Apesar de Abel afirmar que não irá priorizar uma competição, sabemos que é praticamente impossível ter bom desempenho nas 3 sem sacrificar o elenco e correr o risco de ter mais lesões e desfalques importantes ao longo da temporada.
O próximo compromisso do Verdão é na quarta-feira (29), diante do Cerro Porteño, às 19h15, em Assunção. A partida é válida pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.