Neste domingo (29), Anderson Hernanes de Carvalho Viana Lima, mais conhecido como “Profeta”, completa 37 anos
Saudações tricolores, leitores que acompanham o Portal Mulheres em Campo!
Qual seria o verdadeiro significado da palavra “Profeta”? São pessoas que fazem anúncios sobre acontecimentos ou até mesmo circunstâncias por meio da inspiração divina, no entanto, a setorista aqui tem certeza que vocês conhecem o ex-jogador pernambucano, o qual é o aniversariante do dia, ambidestro, jamais deixou de honrar esse apelido e os mantos das equipes que já defendeu, recebendo inúmeras previsões dos “Deuses do Futebol”, que se profetizaram no decorrer da sua trajetória. Sem mais delongas, bora conferir este “textinho de aniversário profético”?!
No dia 29 de maio de 1985, nasceu Anderson Hernanes de Carvalho Viana Lima, filho da dona Maria Tereza de Carvalho e do Sr. João Cosme de Lima, em Recife, no estado de Pernambuco.
Durante a infância, o Profeta viveu nos municípios de Itambé e Aliança, foi uma criança determinada e, claro, possuía o sonho de todo menino: ser um grande jogador de futebol. Afinal, vocês acharam mesmo que os Guias Brasileiros não observaram o nosso protagonista dessa crônica de homenagem iniciar a carreira pelo futsal, vestindo as cores do Santa Cruz, dando aquele famoso “empurrãozinho” para o tão aguardado desejo virar realidade?
Revelado pelo Unibol, Hernanes chamava bastante atenção de todos ao seu redor, pois era um atleta diferenciado e se expressava de um jeito único. Além disso, o meia compartilhava diversas frases e ensinamentos que ficarão eternizados na memória dos torcedores, principalmente pelos clubes que somou, sendo São Paulo, quatro vezes, Santo André, Lazio, Inter de Milão, Juventus, Hebei China Fortune e Sport Club do Recife, tornando-se uma grande referência dentro e fora dos gramados.
Na medida em que os anos foram passando, Anderson adquiriu experiência e levou a palavra “sucesso” ao pé da letra, deixando como marca excelentes jogadas, golaços de fora da área, títulos, prêmios individuais e as memoráveis comemorações sucedidas por um mortal perfeito. Diante desses feitos, o “ídolo de milhões” obteve a oportunidade de vestir o manto da Seleção Brasileira, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e ajudou a faturar a Copa das Confederações (2013), sendo uma das peças essenciais do time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari que brilharam durante a última competição internacional mencionada acima.
APOSENTADORIA E DESPEDIDA
No dia 02 de março deste ano, ocorreu um evento no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, às 10h (de Brasília), onde Hernanes, aos 36 anos, comunicou a decisão de pendurar as chuteiras.
“Oficialmente, deixo de ser jogador hoje. Estou dando encerramento a minha carreira no futebol, porém, nascendo para tantas outras coisas que me aguardam”, disse.
“Obrigado ao futebol, obrigado à bola e a todos que me ajudaram. Foi muito lindo. Para mim, o mundo era do tamanho de uma bola, tão pequeno. Hoje, eu conheço o mundo e conheci tantas pessoas, que o futebol me deu essa possibilidade de nascer duas vezes. Eu consegui me mover e me conectar. O futebol é incrível, faz nós termos acessos a todas as camadas e a todos os continentes”, concluiu o “ídolo de milhões” emocionado.
Posteriormente, o ex-atleta foi convocado para torcer pelo Soberano no “SanSão”, um dos clássicos que contém muita tradição, cujo principal objetivo do Clube da Fé era elaborar uma inesquecível homenagem. Chegando ao Morumbi, o eterno camisa 15 do Tricolor Paulista recepcionou a delegação, recebeu uma placa dos dirigentes da equipe, foi aclamado pela Torcida que Conduz, assistiu um vídeo emocionante sobre a sua trajetória, ganhou do Santo Paulo um manto com a inscrição XV e, por fim, beijou o escudo, para finalizar a despedida com chave de ouro… ops, digo, com cajado de ouro, não é mesmo, meus caros leitores?
FELIZ ANIVERSÁRIO, PROFETA!
Saiba que você escreveu uma linda história, proporcionando momentos inexplicáveis para os times que teve passagens e também aos torcedores, que com certeza guardam consigo um sentimento de gratidão.
“A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente até sucederem o sucesso.” – Anderson Hernanes de Carvalho Viana Lima.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres Campo.