Esquadrão de Aço triunfou sobre a Ponte Preta por 2 a 1
Em partida válida pela 8ª rodada do Brasileiro da série B, o Bahia enfrentou a Ponte Peta em casa, na Arena Fonte Nova em Salvador-BA, na sexta-feira (20). O Tricolor Baiano superou a Ponte por 2 a 1, em uma noite pra lá de agitada.
A torcida e as mexidas do técnico Guto Ferreira, que promoveu a entrada da garotada, foram fundamentais para o resultado positivo do time baiano. Apesar de ter começado bem o jogo e dominado por cerca dos 35 minutos iniciais, depois disso o Esquadrão “passou sufoco”, sendo pressionado pelo adversário do fim da primeira etapa até praticamente toda a etapa complementar.
O Bahia começou o jogo pressionando o adversário, marcando em cima e mantendo seus homens ofensivamente no campo de ataque. O time da casa marcou o primeiro gol aos 15 minutos do primeiro tempo, em um lance de escanteio. Davó mandou de cabeça para o gol vazio, depois da defesa da Macaca sair mal. Bahia 1X0 Ponte Preta.
Após sofrer o gol, o time paulista saiu mais para jogo e equilibrou a partida terminando o primeiro tempo dando trabalho ao Bahia. A Ponte deixou o time da casa no sufoco nos minutos finais, depois que o Alvinegro subiu suas linhas de marcação, conturbando a saída de bola do tricolor.
A volta para o segundo tempo foi pancada para o Bahia, pois os visitantes já começaram com todo pique e mantiveram a postura do final da primeira etapa, ao subir sua marcação para o campo de defesa do Tricolor Baiano. O Bahia tentava reagir, mas não estava conseguido se livrar do jogo tático da ponte. O Esquadrão, por sua vez, ficava apenas cercando o adversário, mas não “roubava” a bola, enquanto a Ponte conseguia tocar a bola em toda extensão do campo, mas não conseguia infiltrar e finalizar para empatar o jogo.
Com tanta pressão, a Ponte chegou ao empate, com Fessin, aos 30 minutos. Com seu time dominando as ações do jogo, apois uma infiltração da Ponte, Fessin chutou a bola para o gol e um leve desvio na defesa tricolor tirou o goleiro Danilo Fernandes do lance.
Após o gol sofrido, o Bahia reagiu e começou a ensaiar uma virada, contudo ainda estava com dificuldades em subir seus homens. A pressão alvinegras aumentou, e aos 36’, por muito pouco a Macaca não marcou mais um, seria um gol olímpico. Matheus Anjos cobrou escanteio fechadinho para a Ponte e quase marcou um golaço. Quem evitou o tento foi o goleiro Danilo Fernandes que apareceu bem posicionado no lance.
A torcida do Bahia, que apoiou o time desde o início do jogo, entrou em campo, se comportando como o 12º jogador, e empurrou o time ao triunfo. Davó estava em uma noite inspirada e marcou mais um, com a camisa de número lendária. Foi aos 37’, da etapa final, o gol nasceu em um lance em que Jácaré apareceu nas costas da defesa adversaria e cruzou para Davó se jogar, literalmente, para marcar o segundo gol do Bahia. A bola ainda bateu no queixo do atacante antes de entrar. Bahia 2X1 Ponte Preta.
Na noite de triunfo, a grande estrela tricolor foi o atacante Davó. O “cara” desencantou, marcou seu primeiro gol pelo Bahia, Davó já vinha acertando a trave desde sua primeira partida defendendo as cores do Bahia, contudo, a bola não estava entrando. No entanto, na noite desta sexta, o garoto soltou o pé e marcou dois gols. Coincidência ou não, o “cara” usa a camisa de número 88, ano histórico para o Bahia, no qual o tricolor se sagrou campeão Brasileiro pela 2ª vez.
Em entrevista pós jogo o garoto Davó declarou: “Eu acho que foi meio com pé, cabeça. A vontade de fazer o gol estava grande. Importante foi o resultado para presentear essa torcida maravilhosa. Estou muito feliz por ter feito os primeiros gols com a camisa do Bahia. É um sonho”.
Com esse triunfo, o Bahia mantém 100% de aproveitamento em seu “caldeirão”, a Arena Fonte Nova, e desbanca o Cruzeiro, voltando a liderança da série B, com 16 pontos, em 8 partidas. Já a Macaca figura na 13ª posição com 8 pontos, mesma quantidade de pontos do primeiro e do segundo time dentro da zona de rebaixamento.
PRÓXIMOS JOGOS
O Bahia volta a campo pelo Brasileirão B, na sexta-feira (27), em partida válida pela 9ª rodada. O tricolor enfrentará o “lanterninha” Tombense fora de casa às 19h. Já a Ponte Preta joga em casa, contra a Chapecoense na terça-feira (24), às 21h30.
Por Suzane Pinheiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.