No tempo normal, Esquadrão e Pato empataram em 1 a 1, mas o Tricolor vence nos pênaltis e avança na Copa do Brasil
A partida foi válida pela 3ª rodada da Copa do Brasil. O Bahia enfrentou o Azuriz-PR pelo jogo de volta, fora de casa, em Pato Branco/PR, no Estádio Os Pioneiros, nesta terça-feira (10). Parece que o encontro entre o Esquadrão e o Pato sempre é regado por muita chuva: assim como no primeiro duelo em Salvador, o jogo de volta teve muita água e neblina.
No jogo de ida, os times empataram em 0 a 0, logo, com o intuito de seguirem vivos na disputa pelo caneco da Copa do Brasil, para ambos os clubes só o triunfo adiantava. Caso empatassem por qualquer placar, a decisão iria para a disputa de pênaltis.
E foi o que aconteceu: a temida disputa de penalidades foi quem decidiu a classificação, isso porque Azuriz e Bahia empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar.
O Tricolor Baiano saiu atrás no placar. O time da casa mudou sua postura em relação ao jogo de ida. Dessa vez em casa, a equipe do Pato decidiu “ir para cima”, e restou ao Bahia tentar montar seu jogo em contra-ataques. O time da casa apostou especialmente em jogadas pelo lado direito do Tricolor e, com pressão, chegou ao gol aos 11’ da etapa inicial.
Já o Bahia demorou a encontrar seu jogo. A mudança veio do banco: na volta para o segundo tempo, o técnico Guto Ferreira decidiu colocar um centroavante de origem em campo e deu uma oportunidade à cria da casa e goleador das categorias de base, Marcelo Ryan. O garoto aproveitou e fez bonito, aos 24’ minutos da etapa complementar soube se posicionar bem na área e mandou a redonda de cabeça para o gol, após cruzamento de Djalma.
O Tricolor chegou ao gol depois de algumas triangulações e descidas pelo lado esquerdo do seu campo de ataque. O jogo não seguiu fácil para ambos os times, contudo, com o passar do tempo, o Bahia se mostrou melhor preparado física e tecnicamente, mas não conseguiu furar a defesa do Pato. O jogo seguiu para as penalidades.
O Bahia foi o primeiro a bater o pênalti e Daniel converteu para o Tricolor. Na sequência, o Azuriz desperdiçou e perdeu a sua primeira cobrança. A pressão aumentou, mas o Bahia também perdeu uma cobrança e tudo ficou igual. O Tricolor voltou a ficar na frente depois dos donos da casa desperdiçarem mais uma penalidade. Restou ao Bahia converter e voltar para casa classificado para a próxima fase da Copa do Brasil. O placar agregado do jogo foi Azuriz 1 (3) x (4) 1 Bahia.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Azuriz x Bahia
Local: Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco, no interior do Paraná.
Data/horário: 10/05/2022 – 20h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistente: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA/GO)
Assistente 2: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO)
Quarto Árbitro: Leandro Ferreira Lima (PR)
Cartões amarelos: Rezende, Lucas Falcão, Daniel, Luiz Otávio (Bahia), Léo Índio (Azuriz)
Cartões vermelhos: –
GOLS: Wenderson (10’/1T) (1-0), Marcelo Ryan (23’/2T)
Azuriz- Técnico: Fabiano Daitx
Caio; Igor Bosel, Salazar, Vinícius Guarapuava e Jamerson; Natan (Léo 39’/2T), Wenderson (Lucas Vieira 39’/2T)e Berguinho (Léo Índio 30’/2T); Wellisson (Rone 29’/2T), JP (Edson Carioca 19’/2T) e Robinho.
Bahia – Técnico: Guto Ferreira
Danilo Fernandes; Douglas Borel, Ignácio, Luiz Otávio (Gabriel Xavier 17’/2T) e Luiz Henrique; Rezende (Lucas Falcão 32’/2T), Patrick de Lucca e Daniel; Marco Antônio, Vitor Jacaré (Marcelo Rayan – intervalo) e Davó (Djalma Silva 17’/2T).
Por Suzane Pinheiro (blogmulheresemcampo)
— Salvador/BA 11/05/2022
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.