AS COPAS QUE NÃO ACONTECERAM


Com o mundo de olhos abertos e sentidos ouriçados há semanas como consequência dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, voltamos no tempo em nossa contagem regressiva rumo ao Qatar, para falar sobre as duas edições da competição que ficaram  pelo caminho abaladas pela Segunda Guerra Mundial.

Foto: Reprodução internet

Desde sua primeira edição em 1930 no Uruguai, a Copa do Mundo só deixou de acontecer em dois anos. Quando o mundo foi acometido pela guerra e suas consequências, a falta de segurança inviabilizou a realização da competição, embora separados, alguns continentes realizaram seus próprios campeonatos. 

Ainda antes do estopim inicial dos confrontos em 1939 , Alemanha, Argentina e Brasil se candidataram para sediar a 4ª edição da competição, no entanto, enquanto Jules Rimet visitava a América do Sul para inspecionar as condições de Argentina e Brasil, as tropas alemãs invadiram a Polônia e todos os preparativos foram interrompidos.

Dois anos depois, em 1940 a FIFA definiu então que não haveria a possibilidade de que a Copa do Mundo de 1942 acontecesse.

Sem nenhum dado de jogos, a Federação Italiana afirma ter organizado a Copa das Nações neste período, na Suíça em 1942, segundo os relatos da federação foi a própria Itália quem venceu o campeonato.

Na América do Sul os países sul americanos organizaram suas próprias copas com edições que ocorreram em 1939 no Peru, 1941 no Chile, 1942 no Uruguai, 1945 no Chile, 1946 na Argentina, 1947 no Equador e 1949 no Brasil.

O período foi marcado por uma absoluta supremacia dos hermanos, que venceram as edições de 1941, 1945, 1946 e 1947. Peru em 1939 e Uruguai em 1942, foram os outros vencedores.

O período marcou o acirramento da rivalidade entre os vizinhos Argentina e Brasil, com brigas dentro de campo inclusive, fatores que fizeram com que a Argentina não participasse do Campeonato Sul-Americano de 1949 e da Copa do Mundo de 1950, que foram realizados em terras brasileiras.

Em 1946, mesmo com o fim da guerra não havia “clima” no mundo para que fosse realizada a Copa do Mundo, mesmo que a poeira estivesse baixando havia muitas cicatrizes entre os países.

A próxima Copa do Mundo a ser realizada ocorreu em 1950 no Brasil, que havia causado boas impressões em Jules Rimet em sua visita ao país e também por ter participado das três edições anteriores.

A Copa do Qatar até o momento não corre o risco de não acontecer, mas as atitudes da Rússia lhe geraram sanções e punições que podem vir a ser revogadas.

Por Jéssica Salini e Thais Santos

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se