O Cruzeiro e Atlético se enfrentam no Mineirão e este poderá ser o único clássico do ano
O maior clássico de Minas Gerais acontecerá pela primeira vez em 2022 neste domingo (06). Cruzeiro e Atlético se enfrentam no estádio Mineirão, às 18h, pela nona rodada do Campeonato Mineiro.
Essa será a terceira vez em que dois estrangeiros comandam os dois clubes, porém, será apenas a segunda vez na história que dois técnicos estrangeiros atuam no clássico.
Em agosto de 1955 o Cruzeiro era treinado pelo argentino Filpo Nuñez e o Atlético pelo uruguaio Ricardo Díez. A partida aconteceu no estádio Independência e a equipe Alvinegra venceu por 2 a 1.
Agora, o uruguaio Paulo Pezzolano está à frente do Maior de Minas desde 3 de janeiro. Ele tem o objetivo de comandar a nova era Celeste na gestão de Ronaldo Fenômeno. Apesar da expectativa do duelo, Pezzolano não estará à beira do gramado, pois está suspenso, já que foi expulso no jogo contra o Villa Nova. Em seu lugar, o auxiliar técnico, também uruguaio, Martin Vitani.
A campanha cruzeirense no Campeonato Mineiro é muito boa. Em 8 jogos, venceu 6, empatou uma contra o Villa Nova (2 a 2) e perdeu também apenas uma vez, para o América (2 a 0). Pela Copa do Brasil, a Raposa está classificada para a segunda fase após vencer o Sergipe pela goleada de 5 a 0.
O Atlético tem os mesmos números de vitórias, derrota e empate no Mineiro. Por coincidência também empatou com o Villa Nova (1 a 1) e perdeu para a URT (1 a 0). As duas equipes possuem 19 pontos, ocupam primeiro e segundo lugares na tabela. A vantagem da equipe de Vespasiano está no número de gols pontuados, são 17 contra 14 do Cabuloso.
Esse poderá ser o único duelo do ano entre Cruzeiro e Atlético. Assim como em 2021, as duas equipes estão em divisões diferentes do Brasileirão, podem não se cruzar na Copa do Brasil e dependendo dos resultados, na sequência do Campeonato Mineiro também não.
Ano passado, também na nona rodada, aconteceu o único clássico entre as equipes. O Maior de Minas levou a melhor ao vencer por 1 a 0. O gol celeste foi marcado por Airton, aos 16’ da etapa complementar. Na ocasião, o técnico da Celeste era Felipe Conceição.
O novo uniforme da Raposa terá sua estreia no domingo. Com o azul tradicional predominando, o primeiro escudo usado pelo time e muitas estrelas por toda a camisa, tem o objetivo de relembrar a mudança do nome Palestra Itália para Cruzeiro, ocorrida há 80 anos.
Ficha técnica: Atlético-MG X Cruzeiro
Motivo: 9ª rodada Campeonato Mineiro de 2022
Local: Estádio Mineirão
Data: 06/03/2022
Hora: 18h
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo