Juventude marca no fim e garante permanência na elite do futebol
Diante de mais de 18 mil torcedores que lotaram o estádio Alfredo Jaconi, o Juventude fez bonito e venceu o Corinthians pelo placar de 1 a 0, na noite desta quinta-feira (9), em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O gol de pênalti marcado por Chico, já no fim do segundo tempo, garantiu a permanência do time gaúcho na Série A em 2022.
O Juventude entrou em campo sabendo que seria um confronto difícil. Além de precisar vencer o Timão, que almejava entrar no G-4, dependia também de um tropeço do Bahia, que abriu o placar diante do Fortaleza, desesperando os torcedores jaconeros. Era um olho no Jaconi e outro olho na Arena Castelão.
Enquanto a partida em solo gaúcho se encaminhava para o zero a zero, o Fortaleza arrancou um empate do time baiano, trazendo esperança aos corações verde e branco que dependia de um verdadeiro milagre.
Com o jogo amarrado, o Juventude se fechou diante do Corinthians para não sofrer gol, e teve dificuldades em criar. Porém, o mais importante naquele momento era não ser derrotado, porque uma provável vitória do Tricolor de Aço em cima do Bahia, já adiantava o nosso lado. E foi exatamente o que aconteceu.
Faltando doze minutos para o término do tempo regulamentar, o Fortaleza virou o jogo na Arena, em um confronto marcado por penalidades. Naquele momento o Bahia estava sendo rebaixado, e tudo que o torcedor jaconero mais desejava era o apito final.
Com o confronto meio que encaminhado, o Juventude não poderia em hipótese alguma sofrer gol – porque o Grêmio estava vencendo o Campeão Atlético-MG – mas estava diante de um Corinthians desesperado, que mesmo perdido em campo, levou perigo algumas vezes. Mas para a festa ficar completa em Caxias do Sul, uma penalidade marcada no fim do segundo tempo e convertida em gol por Chico deu a vitória ao Juventude, consolidando sua permanência na elite do futebol.
Só Vitória
Apesar do Juventude não ter conquistado nada nesta temporada, e não ter se classificado para nenhuma outra competição, além de chegar até aqui lutando para não cair para Série B, temos muito o que comemorar. Afinal, o Papão do Jaconi retornou à elite esse ano, após vagar longínquos 14 anos pelas Série B, C e D. Então, permanecer entre os gigantes e ter a chance de tentar novamente no próximo ano, é uma vitória para o clube gaúcho.
“Parabéns guerreiros!”
O elenco Alviverde tirou férias e retorna à campo pelo Campeonato Gaúcho no dia 26/01, contra o Internacional, com horário e estádio ainda a serem confirmados.
Por Bruna Soares
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.