Embalado por sua torcida, Bahia vence e saí do Z4
Em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão 2021, a bola rolou na sexta-feira (26), para o duelo entre Tricolores na capital Baiana em Salvador. O jogo entre Bahia e Grêmio valia a saída do Z4 para o Tricolor e o visitante sonhava em pontuar na tentativa de escapar da zona de rebaixamento nas próximas rodadas. A disputa acabou com o Triunfo do Bahia por 3×1.
O Esquadrão contou com gols de Matheus Bahia, Raí e Daniel para conquistar os três pontos; Thiago Santos foi quem descontou para o time visitante. Com esse triunfo o Bahia figura fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição, com 40 pontos. Já o Grêmio aparece em 18º dentro do Z4, com 36 pts.
O JOGO
Embalado por 30 mil torcedores do inicio ao fim do jogo, o tricolor baiano impôs o ritmo que quis a partida, apesar de oscilar em alguns momentos os donos da casa dominaram o jogo.
O time comandado por Guto Ferreira abriu o placar logo aos 12 minutos da primeira etapa, com Matheus Bahia, em uma jogada que nasceu da defesa e envolveu todo o time até a conclusão em gol. A jogada começou com Gustavo Henrique lançando do campo defensivo para Nino Paraíba, que passou por Gilberto para Rodriguinho, que lançou a redonda em direção a área para Matheus Bahia que concluiu com a perna esquerda para o gol. Bahia 1×0 Grêmio.
O Bahia seguiu pressionando o adversário no campo de ataque e o segundo gol do Tricolor Baiano nasceu depois de um vacilo da defesa do Tricolor Gaúcho, quando Geromel recuou mal para Gabriel Grando. Desse lance Raí aproveitou, tirou a bola do goleiro e fez o segundo gol (17’) do Bahia.
Depois do seu segundo tento, o Bahia diminuiu um pouco seu ritmo de jogo, o que abriu espaço para o adversário tentar alguma coisa, mas a essa altura o time gaúcho já estava bem abalado e desorganizado. A melhor chance de marcar um gol do Grêmio foi aos 44, ainda do primeiro tempo, em um chute de Alisson, contudo, o goleiro Danilo Fernandes fez uma defesa espetacular salvando o Bahia de tomar um gol.
A segunda etapa começou com o Bahia um pouco recuado em suas linhas defensivas, o que chamou o adversário para seu campo de ataque. Com isso, o Grêmio conseguiu diminuir o placar aos 15 minutos do segundo tempo com Thiago Santos.
O gol do Grêmio fez com que o time baiano voltasse a se impor em campo, nesse momento a torcida do Bahia deu um show! O que empurrou o time a marcar mais um gol, seria o segundo de Raí, contudo o tento foi anulado por impedimento na origem da jogada. O Bahia continuou pressionando e chegou ao seu 3º gol aos 39’ do segundo tempo com Daniel. O meia marcou depois de um passe dentro da área de Rodallega. Fim de papo, Bahia 3×1 Grêmio.
ESTATÍSTICAS DO JOGO
Posse de bola: Bahia 45% x 55% Grêmio
Finalizações: Bahia 12 x 10 Grêmio
Cabeçadas a gol: Bahia 2 x 2 Grêmio
Escanteios: Bahia 3 x 9 Grêmio
Precisão dos passes: Bahia 74% x 78% Grêmio
Desarmes: Bahia 20 x 9 Grêmio
PRÓXIMO JOGO
Pelo Brasileirão, o Bahia volta a campo para jogar partida adiada, válida pela rodada 35ª na segunda-feira (29), às 19h, contra o Atlético-GO, fora de casa. Já o Grêmio volta a jogar também pela rodada 35º, em casa, na quinta-feira, 2 de dezembro, às 20h contra o São Paulo.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 X 1 GRÊMIO
Data: 26/11/2021 (Sexta-feira);
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA);
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo;
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Daniel do Espírito Santo Parro;
VAR: Rodrigo Nunes de Sá;
Cartões amarelos: Rodriguinho, Nino Paraíba, Patrick (BAH); Vanderson, Kannemann, Cortez (GRE);
Gols: Matheus Bahia, do Bahia, aos 12 minutos do primeiro tempo; Raí, do Bahia, aos 17 minutos do primeiro tempo; Thiago Santos, do Grêmio, aos 16 minutos do segundo tempo; Daniel, do Bahia, aos 39 minutos do segundo tempo;
BAHIA: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Gustavo Henrique e Matheus Bahia; Patrick (Edson), Mugni, Rodriguinho (Daniel), Rossi (Ronaldo) e Raí (Raniele); Gilberto (Rodallega). Técnico: Guto Ferreira;
GRÊMIO: Gabriel Grando; Vanderson (Rafinha), Geromel, Kannemann (Diego Souza) e Cortez; Thiago Santos, Villasanti (Jean Pyerre) e Bobsin (Campaz) ; Alisson (Douglas Costa), Ferreira e Borja. Técnico: Vagner Mancini.
Por Suzane Pinheiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.