Tricolor Baiano vence o São Paulo por 1 a 0 e se distancia do Z4
A partida foi válida pela 30ª rodada do Brasileirão 2021. Neste domingo (7), o duelo foi dos tricolores, em casa. Na Cidade de Salvador, na Bahia, o Esquadrão recebeu o São Paulo na Arena Fonte Nova. A partida foi um confronto direto por posições na tabela e terminou Bahia 1X0 São Paulo. Sob o comando de Guto Ferreira, o Bahia somou mais um triunfo – já são 4 empates e 3 triunfos, se afastando cada vez mais do Z4.
Com este triunfo, o Bahia segue fora da zona de rebaixamento, figurando na 15ª posição, agora com 36 pontos. Já o São Paulo, com um pontinho a mais (37 pts) aparece uma posição à frente do Esquadrão, em 14º colocado.
O JOGO
A partida foi bem disputada, até porque valia mais 3 pontos para se afastar da zona da degola. O jogo começou equilibrado entre as equipes e foi bem aberto, os donos da casa mantiveram um bom volume de jogo ofensivo para cima do tricolor paulista. Durante todo o duelo, o Bahia criou jogadas pelas laterais do campo com triangulações passando por seu meio de campo, já o São Paulo passou a partida tentando penetrar o sistema defensivo do Bahia, contudo, não foi feliz.
Apesar de nas estatísticas o São Paulo aparecer com mais posse de bola, 57% a 43%, o tricolor baiano se apresentou mais efetivo. Quando estava com a bola sob seu domínio, os donos da casa sempre desciam suas linhas de marcação em direção ao ataque. Já o Tricolor paulista tocou mais a bola em seu campo de jogo e no meio de campo, mas não conseguia infiltrar a defesa do Bahia, espelho disso foi a quantidade de chutes do Esquadrão, 15 contra 8 do Vovô Tricolor. Já os chutes a gol foram 4 dos donos da casa contra 3 dos visitantes.
O jogo teve um lance curioso em que o VAR chamou o árbitro de campo para checar possível penalidade a favor do Bahia, contudo, a arbitragem discordou e depois de checar manteve a decisão de campo.
O jogo não teve muitos lances de destaque, as equipes se estudaram bem e a partida teve muito toque de bola e vários rompantes de ataque do Bahia na área adversária. Os donos da casa tiveram uma boa constância no ataque, impondo seu mando de campo, já o adversário tentava chegar tocando a bola na saída do seu campo. Logo, vemos o Tricolor da boa terra com 11 escanteios contra 6 do São Paulo, o lance mais perigoso do primeiro tempo foi uma cabeçada de Gilberto na grande área, depois de um belo lançamento de bicicleta de Juninho Capixaba, mas Tiago Volpi fez uma boa defesa.
A volta do segundo tempo seguiu bem parecida com o primeiro, porém, o time da casa se impôs mais. De um lado o Bahia tentava marcar com Gilberto, que parado pela defesa adversária e do outro o visitante tentava chegar com Rigoni, sem sucesso.
Vindo do banco de reservas, o atacante Rossi voltava aos gramados depois de um grande período no departamento médico. O atacante retornou com fome de gol e marcou um golaço, aos 31 minutos. O Búfalo voltou “com a bola toda”, aproveitou um rebote dentro da grande área e acertou um belo de um gol bem colocado.
O São Paulo tentou reagir com Benítez chutando bem de fora da área, contudo, foi parado por uma grande defesa do goleiro Danilo Fernandes. Fim de papo, Bahia 1×0 São Paulo.
PRÓXIMO JOGO
Pelo Brasileirão, o Bahia volta a campo para jogar a partida válida pela 31ª rodada na quinta-feira (11), às 19h, contra o Flamengo, fora de casa, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Já o São Paulo joga na quarta-feira (10), também fora de casa, às 21h30. O time paulista visita o Fortaleza no Castelão.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 x 0 SÃO PAULO
Data: 07/11/2021 Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA);
Hora: 18h15 (de Brasília);
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF);
Auxiliares: Daniel da Silva Henrique Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF);
VAR: Wagner Reway (PB) Gols: Rossi, aos 31′ do 2º tempo (1-0);
Cartões amarelos: Patrick (Bahia); Rigoni e Liziero (São Paulo);
Bahia: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Daniel (Rodriguinho) e Patrick; Raí Nascimento (Rossi), Lucas Mugni (Luizão) e Juninho Capixaba; Gilberto (Rodallega). Técnico: Guto Ferreira;
São Paulo: Tiago Volpi, Arboleda, Miranda e Léo (Rodrigo Nestor); Orejuela (Shaylon), Liziero, Igor Gomes, Gabriel Sara (Benítez) e Reinaldo (Wellington); Luciano (Calleri) e Rigoni. Técnico: Rogério Ceni.
Por Suzane Pinheiro (blogmulheresemcampo)
— Salvador/BA 07/11/2021
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.