Paysandu perde mais uma vez para o Ituano/SP e tem chances remotas de acesso
Numa noite marcada por vaias, protestos e invasão de campo, Paysandu garantiu, praticamente, mais um ano na Série C do campeonato brasileiro. A derrota por 4×1 para a equipe paulista deixa a situação do bicolor delicadíssima no quadrangular final.
Um time sem criatividade, com incontáveis erros de passes e lançamentos despretensiosos. Este foi o jogo do Paysandu. Após uma falha de Paulo Roberto, o Ituano abriu o placar no primeiro terço da primeira etapa, colocando água na cerveja alviceleste, que contou com umas duas boas oportunidades nos 45 minutos iniciais, mas não soube aproveitar. Para piorar a situação, José Aldo sentiu a perna na segunda metade do primeiro ato e foi substituído por Ruy.
Na volta do intervalo, após uma chance clara de gol perdida pelo zagueiro Perema, o Ituano iniciou um contra ataque fulminante, que contou com a falha de Ratinho, improvisado na lateral esquerda, ampliando o placar para 2×0. Pouco tempo depois, o time de Itu fez o terceiro gol, sacramentando sua vitória.
Logo após o terceiro gol, alguns torcedores invadiram o campo, causando desespero em ambas as equipes, que correram para os vestiários. Clima tenso, policiamento no gramado, muita confusão. A maioria dos torcedores deixou o Estádio da Curuzu após o incidente, que assustou os presentes. Tudo indicava que o término do jogo não aconteceria.
Entretanto, cerca de 30 minutos depois, as equipes voltaram para o campo e a partida reiniciou. Em pouco tempo, o Paysandu diminuiu o prejuízo, fazendo 2 gols em sequência, porém o segundo tento foi anulado. Depois, o Ituano fez o quarto gol e assim terminou o jogo. Placar final: Paysandu 1 x 4 Ituano.
Dizer que o bicolor não tem chances matemáticas de se classificar é mentira. Há sim uma remota chance e o Paysandu só depende dele. No entanto, é necessário o vencer os próximos jogos, contra Botafogo e Criciúma, por placares elásticos. Isso porque o time alviceleste conta com saldo de gols de -5. Também seria interessante que Botafogo e Criciúma perdessem seus respectivos jogos contra o Ituano, que está praticamente classificado. Porém, tudo isso é no plano da teoria. No plano da prática, o buraco é mais em baixo.
O único jogo com uma apresentação aceitável do Paysandu neste quadrangular final ocorreu na primeira rodada, contra o Criciúma, fora de casa. Depois disso, 3 jogos esquecíveis e lamentáveis, que deixaram o clube numa situação quase irreversível. O que a equipe bicolor precisa para conseguir o acesso tem nome: MILAGRE.
Por Ana Carolina Figliuolo Britto
* Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.