Athletico e Grêmio se enfrentaram pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo (26), às 18h15, na Arena da Baixada. A partida terminou com a vitória de 4 a 2 para o Athletico. Tudo normal no Sul!
Para esse jogo tivemos o desfalque do Erick, que levou o terceiro amarelo na última partida, contra o Juventude, e está suspenso. Marcinho; Terans e Bissoli começaram o jogo no banco de reservas, ao contrário de Pedro Henrique e Abner que não foram nem relacionados para a partida.
Athletico foi escalado com: Santos; Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Lucas Fasson; Khelven, Richard, Cittadini e Nicolas; Nikão, Pedro Rocha e Kayser.
Bruno Lazaroni e Paulo Autuori mais uma vez dividiram a beira do campo.
Primeiro tempo
O Athletico iniciou o jogo indo para cima do Grêmio, foram três tentativas logo nos primeiros 5 minutos de jogo. A mais perigosa veio de um cruzamento do Khelven para Kayser, que cabeceou para fora.
Nos minutos seguintes o jogo ficou mais truncado, o Furacão até atacou, mas as decisões erradas e as falhas individuais não deixaram que se formasse um ataque efetivo. Já o Grêmio, mal conseguiu chegar a defesa atleticana.
A lei mais respeitada do Brasil, não nos deixou na mão! Aos 30′ de jogo, em uma tabelinha com Kayser, Pedro Rocha, ex-Grêmio, recebeu cara a cara com o goleiro e chutou rasteiro em diagonal, abrindo o placar na Arena da Baixada. 1×0.
Depois do primeiro gol o Athletico diminuiu um pouco a intensidade e começou a trabalhar mais a bola. O Grêmio continuou sumido do jogo.
No último lance do primeiro tempo, Nikão cruzou pela direita e ele, Pedro Rocha, cabeceou para dentro do gol. Doblete dele que marcou seu terceiro gol pelo Athletico, o primeiro foi ainda nessa semana, na quinta-feira, contra o Peñarol.
Segundo tempo
O Furacão voltou para o segundo tempo sem mudanças.
E foi na segunda etapa que virou goleada. Khelven recebeu na direita e cruzou forte para mais um cabeceio de qualidade, dessa vez do nosso Cervejinha! Kayser faz o segundo do Athletico! Thiago Santos, aos 14 minutos, no meio de três defensores, conseguiu descontar de cabeça para o Grêmio. 3×1.
Foi dia de doblete! No lance seguinte, Richard passou de calcanhar para Khelven, que tocou rasteiro para Kayser, que por fim colocou mais uma vez a bola para dentro do gol. O time gaúcho tentou alguns lançamentos ao ataque, mas nenhum trouxe perigo para a defesa paranaense.
Somente aos 30 minutos, o Athletico fez suas substituições: Marcinho no Khelven e Bissoli no Kayser.
Poucos minutos depois, Nikão recebeu no meio, perto da área, e tentou um chute de longe. Abola bateu no travessão e saiu, quase o quinto rubro-negro. Com o objetivo de descansar seus titulares, Carlos Eduardo substituiu Pedro Rocha; Nico Hernandez o Thiago Heleno e Christian o Richard.
Vanderson na lateral do campo chutou rasteiro, enganando a defesa atleticana que esperava um cruzamento, e a bola passou por Santos, entrando no gol. Athletico-PR 4×2 Grêmio.
Os minutos finais foram de pressão tanto do Athletico quanto do Grêmio, mas não houve mais nenhum lance de perigo no jogo. O apoio dos laterais e a movimentação dos atacantes nos proporcionou ficar a frente no placar, porém, a falta de uma solidez defensiva quase nos custou a vitória.
Com a entrada de Marcinho a lateral direita desandou, assim como o ataque esquerdo com o Carlos Eduardo, o que não é novidade para a torcida atleticana. Vale ressaltar também a assistência e os dois gols de Kayser, a movimentação de Pedro Rocha e o jogo praticamente perfeito de Khelven.
Na próxima quinta-feira (30) tem mais Athletico, mas dessa vez pelo jogo de volta da semifinal da Sul-Americana contra o Peñarol.
Vamos, Furacão!
Por Mariah Vieira
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não representam, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.