Cruzeiro marcou primeiro, mas não consegue segurar o CSA e perde diante de sua torcida
Acabaram as chances do Cruzeiro de acesso à Série A do Brasileiro do ano que vem! Chances matemáticas ainda existem, mas são tão pequenas que nem vale a pena mencionar. Toda a indignação do torcedor ainda é pouca perto dos dois anos tenebrosos da Raposa na Série B. O Cruzeiro em momento algum esteve no G4 e nunca com reais condições de subir… tanto em 2020 quanto em 2021.
É inadmissível um clube gigante, vitorioso e com uma torcida apaixonada, se encontrar nessa situação. Não podemos culpar apenas as gestões criminosas passadas. A atual gestão tem sua parcela de culpa nas suas insistências. Claro que existe um abismo entre cometer crimes e erros nas contratações de jogadores e técnicos, mas esse é o pacote completo que trouxe o Cruzeiro até aqui.
Assim como o fatídico ano de 2019, a cereja do bolo foi o CSA que neste domingo (26) se lembrou bem do “Fala, Zezé” de Thiago Neves. O atacante Iury Castilho comemorou o gol da virada alagoana falando ao telefone.
A partir disso os ânimos que já não estavam bons na equipe cruzeirense ficaram ainda piores. Ao final do jogo, o volante Celeste Adriano correu atrás do jogador adversário, Cristovam. Foi uma cena lamentável com os jogadores pulando as placas de publicidade e chegando até a entrada dos vestiários.
Como se não bastasse, outros atletas também se envolveram na confusão, caso do meia Giovanni que discutiu com a Polícia Militar que jogou gás de pimenta para apartar a briga. Tudo isso se estendeu até cerca de 30 minutos após o término da partida. Como se fosse mudar o resultado…
Não é querer “zikar” a camisa ou o estádio, mas jogando de verde, no Independência, o Cruzeiro viu o time de azul ganhar de virada por 2 a 1. Foi assim o caos da rodada para a Raposa!
Gosto de pensar que os jogadores não querem prejudicar o time já que são profissionais, tem uma carreira, tem família que também acaba sendo envolvida…mas as atuações individuais e coletivas não funcionam! Mesmo assim, o torcedor precisa respeitar os atletas e não depredar estádios. Parece que não houve nenhum prejuízo material ao Independência, ainda bem!
SOBRE O JOGO
Ufa, após esse leve desabafo, vamos falar sobre o jogo nos 90 minutos de bola rolando… neste domingo (26), Cruzeiro e CSA se enfrentaram no estádio Independência, às 16h, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro série B.
Além da confusão, a partida foi marcada pelo reencontro do ex-técnico Mozart Santos, agora do CSA, com o torcedor Celeste e também pela primeira derrota dos mineiros sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.
Apesar do Cruzeiro ter começado melhor a partida, as finalizações foram escassas. Apenas aos 21’ a Raposa chegou com perigo. Felipe Augusto recebeu lançamento, invadiu a área, mas o goleiro Thiago salvou o que seria o primeiro gol.
Logo em seguida, Lucas Ventura foi substituído. Em seu lugar entrou Ariel Cabral. O gol celeste veio aos 40’ minutos após cruzamento da esquerda feito por Matheus Pereira. Claudinho, na segunda trave, usou todo o corpo e mandou a bola para dentro do gol. Cruzeiro 1 a 0.
O CSA não sentiu o gol e conseguiu pressionar nos minutos finais. Voltou para o segundo tempo da mesma forma e a pressão alagoana seguiu. Tanto que já aos 5 minutos Yuri recebeu lançamento na área, dominou a bola, tirou do goleiro Fábio e mandou para as redes. Placar igual, 1 a 1.
O Cruzeiro visivelmente instável, com seus atletas nervosos, não conseguiu reverter. Aos 20’, Cristovam cruzou pelo lado direito, Iury Castilho apareceu por trás da defesa cruzeirense e bateu de primeira para virar o jogo. CSA 2 a 1.
Desde o primeiro turno do Brasileirão 2019, que o CSA não perde para os mineiros. Um empate por 1 a 1 e uma vitória por 1 a 0 em 2019; uma vitória por 3 a 1 e um empate por 1 a 1 em 2020; duas vitórias por 2 a 1 em 2021.
Em súmula, o árbitro relatou a expulsão de Rafael Sóbis aos 40’ da etapa complementar por reclamação. Sobre a briga de Adriano e Cristovam após o fim da partida, também houve o relato do atleta cruzeirense em correr atrás do atleta do CSA que revidou!
COMO FICA O CRUZEIRO?
Até então, a última partida perdida pelo Maior de Minas havia sido na 13ª rodada para o Remo por 1 a 0. Agora na rodada 26 voltou a perder. Foram 12 jogos sem derrotas, mas muitos empates (apenas 4 vitórias e 8 empates).
O clube ocupa a 14ª posição na tabela, com 31 pontos. Está há 13 pontos do G4 e há 5 pontos do Z4. Infelizmente, o foco precisa ser para permanecer na Série B e não cair para a Série C. Que fase…
PRÓXIMO DUELO
O Cruzeiro jogará na próxima quarta-feira (29), contra o Guarani, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, na cidade de Campinas. A partida válida pela 27ª rodada do Brasileirão Série B, acontecerá às 19h.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 1×2 CSA
Motivo: 26ª rodada Campeonato Brasileiro série B 2021
Local: Estádio São Januário- Rio de Janeiro/RJ
Data: 26/09/2021
Hora: 16h
Cruzeiro: Fábio, Cáceres, Léo Santos, Ramon, Matheus Pereira, Lucas Ventura (Ariel Cabral), Adriano (Giovani), Rômulo (Marco Antônio), Claudinho, Felipe Augusto (Vitor Leque) e Thiago (Rafael Sóbis). Técnico Vanderlei Luxemburgo
CSA: Thiago Rodrigues, Cristovam, Matheus Felipe, Lucão, Kevyn (Everton Silva), Yuri (Silas), Geovani, Gabriel (Renato Cajá), Marco Túlio (Reinaldo), Iury Castilho (Giva Santos) e Bruno Mota. Técnico Mozart Santos
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.