Em situações parecidas às equipes se enfrentam em São Januário
O Cruzeiro volta a campo neste domingo (19) para enfrentar o Vasco da Gama, às 16h, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada da Série B.
Ainda indignado com a péssima arbitragem no jogo passado contra o Operário, o Maior de Minas segue sua saga na competição com Vanderlei Luxemburgo confiante, apesar de disparar merecidas críticas à arbitragem. Se lamentou por ter que “correr atrás do prejuízo”.
O duelo contra o Vasco deverá ter toda atenção cruzeirense. Mesmo sem o técnico presente à beira do gramado, pois está suspenso após cartão vermelho no tal jogo contra o Operário, o grupo celeste tem consciência que não será fácil.
As equipes já se enfrentraram na sexta rodada do primeiro turno. A partida aconteceu no Mineirão e o Cabulso levou a melhor. Venceu por 2 a 1. Matheus Barbosa foi o nome do jogo e marcou os dois gols cruzeirenses.
Tabela
A situação das equipes não é nada animadora. Os mineiros tem apenas 30 pontos, com 6 vitórias, 12 empates e 6 derrotas. Cruzeiro e Vitória-BA são as equipes com maio número de empates da Série B. Já os cariocas ocupam a 10ª posição com 33 pontos, sendo 9 vitórias, 6 empates e 9 derrotas.
O CRB é o primeiro clube no G4 e possui 41 pontos. Faltam apenas 14 jogos para o fim da competição. A pontuação máxima que o Cruzeiro poderá chegar é 72 pontos, mas sabemos que ganhar todos os confrontos é quase impossível.
Em entrevista ao canal do YouTube do jornalista Samuel Venâncio, o matemático Gilcione Costa da UFMG, falou em algo como 61/62 pontos para o acesso (podendo variar, claro). Porém, ao analisar os times que se encontram na luta pelo acesso, a Raposa está em desvantagem e tem a menor chance de se classificar, pelo desempenho e muitos empates.
Público liberado
O Conselho Técnico da Série B autorizou o retorno do público nos estádios, numa reunião da sexta-feira (17). Dessa forma, São Januário receberá a torcida Cruzmaltina depois de mais de 550 dias.
Assim como existem as diretrizes municipais em Sete Lagoas para os jogos do Cabuloso na Arena Buser, o Vasco seguirá normas da prefeitura do Rio de Janeiro. Será uma evento-teste.
Pessoas com mais de 50 anos deverão apresentar comprovante de vacinação das duas doses, acima de 15 anos comprovantes da 1ª dose. Para acesso ao estádio será obrigatório o exame com resultado obviamente negativo para Covid-19 feito no laboratório credenciado pelo Vasco da Gama (R$140,00 é o valor do teste). Haverá bebida e comida nos bares, mas sem a presença dos ambulantes.
Vida que segue
Difícil é. Quase impossível também, mas o Cruzeiro precisa focar em cada jogo como se fosse uma decisão. Os adversários também tem seus objetivos e obviamente colocaram empecilhos.
Contra o Operário o grupo se dedicou bastante em campo. Mostrou força, garra! Marcelo Moreno, por exemplo, pedia a bola, não fugia da responsabilidade. Vamos ver nesse jogo em São Januário em que a torcida não será Celeste. É a primeira vez em bastante tempo que o time não encontra uma torcida adversária.
Quando o torcedor é nosso, o bom é pensar que faz a diferença. Realmente em Sete Lagoas o público cruzeirense motivou ainda mais os atletas. Quando a torcida é adversária, vou me lembrar uma frase quem Vanderlei Luxemburgo disse lá nos anos 2000, que não teve repercussão e talvez nem ele se lembre: torcida não entra em campo. É fazer o nosso e conquistar os três pontos!
Ficha técnica: Vasco x Cruzeiro
Motivo: 25ª rodada Campeonato Brasileiro Série B 2021
Local: Estádio São Januário – Rio de Janeiro/RJ
Data: 19/09/2021
Hora: 16h
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.