Palestrinas perdem o primeiro jogo da final e vão precisar se superar para buscar o título inédito
Palmeiras e Corinthians protagonizaram o primeiro jogo da final do Brasileirão Feminino A1 na noite deste domingo (12), no Allianz Parque, e o time da casa acabou perdendo por 1 a 0.
As Palestrinas lutaram os 90 minutos, mas tiveram dificuldade para criar jogadas ofensivas eficientes e acabaram levando o gol em um momento de desatenção do setor defensivo. A partida de volta será na casa do rival e mesmo saindo em desvantagem nada está 100% perdido, o Verdão terá mais 90 minutos para tentar reverter o placar. Avanti Palestrinas!
O JOGO
Primeiro Tempo – O Palmeiras iniciou a partida querendo botar pressão em cima das adversárias. A primeira boa chance alviverde veio aos 13 minutos, quando Julia Bianchi cobrou escanteio e Carol Baiana subiu mais alto para cabecear em direção ao gol, mas a bola foi para fora. Apesar de ter perdido posse de bola, as Alviverdes seguiram buscando jogadas ofensivas e ganharam novo escanteio aos 20’, porém, a cabeçada de Agustina foi por cima do gol.
Para o nosso azar, as adversárias abriram o placar aos 26 minutos, no entanto – para nossa sorte – o lance estava impedido e o gol foi anulado após conferência do VAR. A partida seguiu amarrada e com muitas faltas, principalmente pelo lado do rival, as chegadas ao ataque foram ficando mais difíceis.
Aos 42’ a defesa alviverde levou um susto, mas a zaga conseguiu desviar e mandar para fora, cedendo escanteio que foi cobrado sem grande perigo. O Palmeiras ainda teve uma falta para cobrar já nos acréscimos, porém, a defesa adversária conseguiu afastar. Com um primeiro tempo truncado, com marcação pesada dos dois lados, muitas faltas e um pouco de nervoso, as equipes foram para o intervalo com o marcador zerado.
Segundo Tempo – A etapa complementar teve as adversárias levando perigo nos minutos iniciais, mas a tentativa foi para fora. A resposta palmeirense veio aos 10’, quando Camilinha arriscou quase do meio do campo, no entanto a bola passou pela meta alvinegra e saiu. A essa altura, as Palestrinas pareciam estar mais nervosas e não conseguiam encaixar as jogadas, enquanto as adversárias aumentavam a pressão sobre o time da casa.
Sem conseguir chegar com precisão ao ataque, as Alviverdes viram o time visitante abrir o placar na casa dos 21 após cobrança de falta para dentro da área e uma pequena vacilada do setor defensivo que não viu e não impediu a adversária de chegar na bola para finalizar e marcar. Ricardo Belli promoveu algumas alterações, porém, não foram suficientes para conseguir ao menos arrancar um empate.
Com 35 minutos Katrine avançou e soltou uma bomba, que passou muito perto da trave e saiu. O Palmeiras forçou uma reação para pressionar a saída de bola adversária e achar uma brecha para se infiltrar no campo ofensivo, mas as poucas boas chances não tiveram o resultado esperado, resultando na derrota alviverde.
As equipes voltam a se enfrentar no dia 26, na casa do rival, e o Palmeiras precisa de pelo menos um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis, ou mais de um gol e muita garra para tentar o título. No entanto, antes da decisão teremos um Dérbi pelo Campeonato Paulista na próxima quarta (22), às 15h, no Allianz Parque.
Avanti Palestrinas!
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.