Em jogo truncado e pegado como se espera de uma Libertadores, tivemos boa atuação de Dudu, milagres de Weverton, chances perdidas por Breno Lopes e golaço de Patrick de Paula. A classificação será decidida na casa alviverde.
Na noite desta terça-feira (10), o Palmeiras enfrentou o rival tricolor no Morumbi em partida válida pelo primeiro jogo das quartas de final da Libertadores. Em um jogo amarrado, o Alviverde conseguiu um empate por 1 a 1, o que dá uma pequena vantagem para o jogo de volta, já que o gol fora de casa garante a classificação palestrina caso a partida se encerre em 0 a 0. O resultado também garantiu ao Verdão ampliar o recorde de jogos sem derrota como visitante, agora são 14 partidas.
O JOGO
Primeiro Tempo – Como era de se esperar de um clássico em partida de Libertadores, o jogo foi amarrado e com uma ligeira vantagem para o rival na primeira etapa, que conseguiu levar perigo logo nos minutos iniciais. O Palmeiras acordou para o jogo somente após os 15 minutos, até então somente o adversário tinha conseguido chegar ao ataque.
Aos 20’ Dudu cruzou na primeira trave e Renan subiu bem para desviar. Rony conseguiu chegar sozinho, porém, chegou atrasado para finalizar com precisão. Logo em seguida, Dudibres se livrou da marcação de dois, avançou para o campo de ataque e lançou para Breno Lopes que estava livre. O atacante poderia lançar para Rony, mas preferiu ser fominha e numa finalização toda estranha mandou a bola para fora.
O adversário seguiu com a posse de bola mas sem chegadas de perigo ao ataque, os cruzamentos direto para área foram tranquilamente defendidos por Weverton. Na reta final da primeira etapa, o jogo que já estava truncado ficou ainda mais, com ambas equipes tendo dificuldades para criar.
Aos 39’ Breno Lopes teve outra boa oportunidade e também desperdiçou. Em outro bom lançamento de Dudu, o camisa 19 recebeu por trás da marcação e saiu com liberdade pela esquerda do campo de ataque, porém, assim como no outro lance, o atacante chutou todo torto e errou a finalização.
Os dois times ainda buscaram criar novas chances antes do final do primeiro tempo, no entanto sem sucesso, encerrando a primeira etapa em 0 a 0.
Segundo Tempo – O rival iniciou a segunda etapa querendo assustar antes do primeiro minuto, mas não conseguiu e Weverton fez uma defesa tranquila. Substituindo Breno Lopes, Wesley entrou muito bem no jogo e levou perigo aos 7 minutos. O atacante se livrou da marcação, cortou a zaga e bateu cruzado, porém, a bola foi desviada e saiu pela linha de fundo.
Na cobrança de escanteio, Danilo ficou com a sobra e bateu de primeira, mas a bola passou bem perto da trave e saiu. Aos 8’ o adversário fez valer o “quem-não-faz-toma”, após duas defesas espetaculares do arqueiro alviverde e um cochilo da zaga, abriu o placar.
O Palmeiras tentou chegar com Wesley aos 14 minutos, mas a tentativa foi travada pela zaga do rival. Aos 16’, mais uma tentativa do adversário, que passou por cima do gol de Weverton. Com mais posse de bola, o time da casa criou uma nova oportunidade na casa dos 21 minutos, novamente o goleiro do Verdão fez boa defesa. Em seguida, Dudu conseguiu chegar na área tricolor após cruzamento de Patrick de Paula, no entanto a defesa adversária conseguiu afastar o perigo.
Como diz outro ditado, água mole em pedra dura tanto bate até que fura, o Alviverde chegou ao empate aos 28 da segunda etapa. Em cobrança de falta perto da área, Patrick de Paula bateu forte à meia altura e ninguém da defesa tricolor conseguiu afastar ou desviar, a bola morreu no fundo das redes. Na casa dos 30, Raphael Veiga teve uma boa chance, mas escorregou e não conseguiu concluir o lance.
Mesmo com menor posse de bola, o Verdão passou a pressionar, Patrick chegou com perigo aos 35 e foi bloqueado, Luiz Adriano ficou com a sobra e mandou por cima da meta de Volpi. Em seguida, Veiga recebeu de Wesley mas cruzou mal, facilitando a defesa do goleiro adversário. A última tentativa alviverde foi novamente de Patrick de Paula. O camisa 5 tentou encobrir o goleiro, a bola passou bem perto mas não entrou.
O Choque-Rei terminou mesmo em 1 a 1 e a classificação será decidida no Allianz Parque. Pelo gol marcado fora de casa, um empate em 0 a 0 classifica o Palmeiras.
O confronto de volta será na próxima terça (17), às 21h30, na casa alviverde. Antes disso, o Palmeiras enfrenta o Atlético-MG no sábado (14), às 19h, no estádio Independência. A partida válida pelo Brasileirão vale a liderança.
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.