Seleções se enfrentam em novo horário e local na decisão
Depois de tantas emoções, o futebol feminino chega à sua final olímpica! Canadá e Suécia se enfrentam nesta sexta-feira (6), às 9h (horário de Brasília), no estádio de Yokohama, em busca da tão sonhada medalha de ouro. As duas equipes jogariam na noite de quinta-feira (5), às 23h, em Tóquio, mas a decisão foi adiada devido à previsão de forte calor na cidade japonesa no horário do jogo. A mudança foi bem recebida pelas duas seleções e o treinador sueco comentou sobre essa alteração na coletiva.
“Não é só uma boa decisão. É uma muito, muito, muito boa decisão!”, disse Peter Gerhardsson.
A Seleção Canadense chega pela primeira vez à final olímpica, após duas medalhas de bronze seguidas. As canadenses ficaram em terceiro lugar em Londres, em 2012, e também em 2016, no Rio de Janeiro. Nesta edição dos Jogos Olímpicos, a seleção de Bev Priestman está invicta, surpreendeu e eliminou duas favoritas para chegar à final: Brasil e Estados Unidos.
A Suécia esteve presente nas Olimpíadas desde 1996 na modalidade e chega à sua segunda final seguida. Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, as suecas conquistaram a medalha de prata e agora chegam a mais uma disputa com 100% de aproveitamento.
TRAJETÓRIA DAS EQUIPES
As canadenses jogaram as Olimpíadas no Grupo E, na primeira fase, e se classificaram em segundo lugar. O Canadá conquistou cinco pontos, com uma vitória e dois empates. Nas quartas de final, a seleção canadense empatou com o Brasil em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação e passou para as semifinais nos pênaltis. No jogo seguinte, contra os Estados Unidos, a seleção canadense venceu por 1 a 0.
As suecas fizeram parte do grupo G na primeira fase e se classificaram em primeiro lugar. A seleção sueca teve 100% de aproveitamento, com três vitórias e os nove pontos conquistados. Nas quartas de final, a Suécia eliminou as donas da casa, com uma vitória de 3 a 1 e nas semifinais, venceu a Austrália por 1 a 0.
CONFRONTO
Canadá e Suécia já se enfrentaram nove vezes e a vantagem das suecas é grande. Foram cinco vitórias para as nórdicas e apenas uma para as canadenses, além de três empates. O último jogo deste confronto foi em Junho de 2019, nas oitavas de final do Mundial Feminino. As suecas venceram por 1 a 0, com gol de Stina Blackstenius.
PROVÁVEIS TIMES
SUÉCIA (Técnico: Peter Gerhardsson)
Lindahl; Glas, Ilestedt, Bjorn e Eriksson; Angeldal, Seger, Jakobsson, Asllani e Rolfö; Blackstenius.
CANADÁ (Técnico: Beverly Priestman)
Labbe; Lawrence, Gilles, Buchanan e Chapman; Scott, Fleming e Quinn; Sinclair; Beckie e Prince.
Por Rayssa Rocha
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.