A eliminatória entre espanhóis e japoneses foi disputadíssima e só foi decidida na prorrogação, e a La Roja ficou com a classificação para a grande final
Desde os primeiros minutos, a Espanha demonstrou que iria mandar no jogo, buscando as melhores chances para abrir o placar. Em jogada entre Cucurella e Merino, o gol espanhol ficou no quase.
Apesar de dominar a posse de bola, a equipe de Luis de la Fuente não conseguiu causar tanto perigo para o gol de Tani. No final da etapa inicial, os espanhóis tiveram a melhor oportunidade, mas Rafa Mir parou no goleiro japonês. Por outro lado, os anfitriões exploraram o contra-ataque e criaram algumas chances de gol, porém, ficaram no quase também.
Na etapa complementar, a Espanha voltou desatenta e quase levou o gol com Hayashi. Aos 12′ o árbitro assinalou pênalti para a Espanha, no entanto, foi anulado pelo VAR. Depois disso, a partida ficou equilibrada e aos 32′ Kubo quase abriu o placar para o Japão, mas parou na boa defesa do goleiro Unai Simón. Após o susto, foi a vez da Espanha assustar com Rafa Mir mais uma vez. Como já era esperado, a partida foi para a prorrogação.
No primeiro tempo, o Japão assustou após cabeçada do jogador Maeda. Na segunda etapa, antes do gol espanhol, o Japão quase abriu o placar na bola parada, mas a zaga da Espanha afastou o perigo.
Nos últimos minutos da etapa final, a La Roja finalmente marcou o gol. Asensio recebeu pelo lado direito da área e bateu colocado para marcar o gol da classificação espanhola.
Com o triunfo, a Espanha garantiu uma medalha nos jogos olímpicos e agora o objetivo é buscar o ouro. Os espanhóis vão disputar a final contra o Brasil. A decisão está marcada para o próximo sábado (7), às 8h30, em Yokohama.
Por: Rosileide Ribeiro, setorista da Espanha no Portal Mulheres em Campo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.