Espanha e Costa do Marfim protagonizaram uma partida memorável nestas olimpíadas. O duelo disputadíssimo e emocionante durante os noventa minutos foi decidido na prorrogação.
“Estou muito feliz com o passe da equipe, estamos trabalhando muito há um mês e nada melhor do que classificar a equipe para as semifinais”, disse Rafa Mir, o herói espanhol.
Logo nos primeiros minutos era nítido o equilíbrio entre as equipes. Aos 10′, a seleção africana abriu o placar em Myiagi, com Bailly, após cobrança de escanteio. Com o placar a seu favor, a Costa do Marfim exerceu seu poder de contra-ataque e levou perigo para o gol de Unai Simón, mas sem eficácia. No entanto, foram os espanhóis que marcaram aos 29′, depois de um recuo mal feito pelo lateral Singo, com Dani Olmo.

Na etapa complementar, a partida seguiu disputada, mas os espanhóis conseguiram causar mais perigo para o goleiro marfinense, que contou com a sorte na bola de Marco Asensio no travessão. E quando tudo indicava que o placar não seria mais alterado, aos noventa minutos aconteceu a parte mais emocionante da partida. Aos 45′ da etapa final, Gradel botou a seleção africana à frente do marcador.
Parecia o fim do sonho espanhol nas olimpíadas, mas o futebol é incrível e nos proporciona momentos como este que aconteceu entre Espanha e Costa do Marfim. No fim do tempo regulamentar, De la Fuente promoveu Rafa Mir no jogo – o herói espanhol, e no último minuto dos acréscimos, o atacante do Wolverhampton empatou para a Espanha depois de uma bobeira da zaga marfinense, dando sobrevida para a Espanha na eliminatória.

Aos 3′ da prorrogação, o árbitro assinalou pênalti para a Espanha, após Bailly desviar uma cabeçada de Pau Torres com o braço. Oyarzabal foi pra bola e converteu. O empate no último minuto, deixou os jogadores da Costa do Marfim abalados, sem expressar nenhum tipo de reação na prorrogação e a Espanha foi soberana.
Aos 11′ do segundo tempo, Rafa Mir marcou o seu segundo gol na partida depois de receber a bola pela direita, chutar cruzado e vencer o goleiro Tape. E ainda deu tempo para o atacante fazer o hat-trick no último minuto de jogo. Placar final 5×2 para a Espanha.
Na semifinal, a Seleção Espanhola enfrentará os donos da casa, o Japão. A partida está marcada para a próxima terça-feira (3), às 8h (horário de Brasília), em Saitama
Por: Rosileide Ribeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.