Sem surpresas, mexicanos passam em segundo lugar no grupo A
A Seleção Mexicana venceu a África do Sul na manhã desta quarta-feira (28), por 3 a 0, e confirmou sua vaga nas quartas de final das Olimpíadas. A seleção sul africana já estava eliminada da competição e os mexicanos disputavam a vaga com a França. Com a derrota francesa e a vitória de hoje, o México chegou aos 6 pontos e terminou a primeira fase em segundo lugar.
A África do Sul não conseguiu pontuar no torneio e terminou com três derrotas nos três jogos. O outro classificado no grupo A foi o Japão, que conquistou os 9 pontos e passou em primeiro lugar.
O time mexicano foi medalha de ouro no futebol masculino em Londres nas Olimpíadas de 2012, e busca repetir este feito em Tóquio.
SOBRE A PARTIDA
A superioridade da equipe mexicana era esperada e ficou bem clara também em campo. Os comandados por Jaime Lozano dominaram as ações no ataque e seus principais jogadores se destacaram na partida. Aos 18 minutos do primeiro tempo, Ernesto Vega abriu o placar para o México, após jogada de Henry Martín e passe de Uriel Antuna. O goleiro Ronwen Williams nada pôde fazer para evitar o gol mexicano.
Com a vantagem no placar, o México diminuiu um pouco o ritmo, mas seguiu no ataque. Em mais uma boa chance, Vega quase ampliou o placar. Antuna cruzou a bola e o meio campista chegou a acertar o travessão de Williams, que defendeu à queima roupa, porém, na cobrança de escanteio, o goleiro sul africano afastou de soco e, após uma bola cruzada, Romo fez 2 a 0 e ampliou o placar, aos 45 minutos.
Na etapa final, a Seleção da África do Sul ainda tentou equilibrar as ações, mas Malepo foi expulso após a revisão do VAR, que trocou o cartão amarelo pelo vermelho. Os sul africanos então ficaram com um jogador a menos em campo e dificultou ainda mais uma reação. La Tri então fechou o placar aos 15 minutos da segunda etapa com Martín. Ainda deu tempo do mexicano Carlos Rodríguez também ser expulso, mas nada que influenciasse no resultado.
PRÓXIMA PARTIDA
Nas quartas de final, o México enfrenta a Coreia do Sul no próximo sábado (31), às 8h, no estádio de Yokohama.
África do Sul:
Nesta quarta-feira (28), a seleção Africana entrou em campo pela última rodada do grupo A já eliminada da competição, apenas para cumprir tabela.
Lanterna do grupo com 2 derrotas sofridas, o elenco africano entrou em campo em busca de conseguir ao menos um pontinho na competição, mas acabou passando em branco.
Fomos goleados por 3×0 e acabamos saindo da competição com três derrotas em três partidas disputadas e apenas 3 gols marcados.
Apesar da eliminação e dos números na tabela, a participação da África não foi de todo modo tão ruim assim.
O time teve alguns desfalques por conta da Covid-19, foi para a primeira partida sem ter feito um bom treinamento em virtude da quarentena feito por todo o elenco e ainda conseguiu marcar 3 gols na forte seleção da França.
A equipe não é das melhores, mas em um conjunto é boa, tem um bom futebol para apresentar e a falta mesmo é de entrosamento entre o elenco.
O destaque ficou para o goleiro Williams, que salvou muito a sua meta, evitando que a África fosse ainda mais goleada.
Passamos em branco, temos que evoluir e voltar mais forte ainda para as próximas competições, para os próximos anos.
Por: Rayssa Rocha e Thais Santos
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.