A Zâmbia se despediu dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na manhã desta terça-feira (27), após ser derrotada pela seleção brasileira pelo placar de 1×0. A partida foi válida pela terceira rodada da fase de grupos. O gol sofrido foi marcado por Andressa Alves após cobrança de falta ainda no primeiro tempo, lance que deixou a equipe africana com uma jogadora a menos após a expulsão da zagueira Mwemba.
Para quem achou que seria uma partida fácil ou que o resultado seria uma goleada para o Brasil se enganou, logo no começo do jogo as primeiras chances de gols foram delas, as duas chances resultaram em boas defesas da goleira Brasileira Bárbara.
Mas não demorou para esse panorama sofrer mudanças. E que mudança! Começou numa boa jogada de Jucinara e Bia Zaneratto defendida pela goleira Nali e desembocou na expulsão da zagueira Mweemba por uma falta em Ludmila quase na linha de entrada da área. A árbitra Yoshimi Yamashita precisou de auxílio do VAR para expulsar a africana aos 12 minutos do primeiro tempo.
Além disto, as africanas ainda perderam a goleira titular Nali que se lesionou em uma dividida com Ludimila. A partida ficou então sob o domínio da seleção Brasileira.
Conforme o tempo foi rolando no segundo tempo, o jogo ficou pegado, com muitos choques entre as jogadores das duas seleções. No final, as zambianas ainda tentaram colocar pressão, já que somente o empate serviria para dar a classificação a elas. Mas não conseguiu sucesso nas investidas, e o jogo terminou 1 a 0 para o Brasil.
A Zâmbia se despede e o campeonato segue, o torneio ganha o seu formato definitivo para a fase eliminatória, com todas as partidas marcadas para a sexta-feira: Canadá x Brasil (5h, horário de Brasília); Grã Bretanha x Austrália (às 6h); Suécia x Japão (às 7h) e Holanda x Estados Unidos (às 8h)
Por Amanda Teixeira
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.