Brasil encara adversário inédito na última rodada da fase de grupos dos Jogos Olímpicos
Após o emocionante e muito equilibrado confronto com a Holanda, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino encerra sua participação na fase de grupos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 diante da Zâmbia, às 08h30 desta terça-feira (27), no Estádio de Saitama, em Tóquio.
O adversário, apesar de pouco conhecido e tido como o braço mais fraco do futebol feminino nesta edição dos Jogos, tem uma grande, veloz e muito talentosa arma que pode ser uma pedra no sapato do Brasil: a atacante Barbra Banda, atual artilheira da competição ao lado de Vivianne Miedema. O saldo da equipe africana até aqui é de uma derrota em 03×10 para a Holanda, na estreia, e um empate em 4×4 contra a China na segunda rodada.
Já do lado brasileiro, as coisas estão confortáveis, mas não relaxadas. O empate em 3×3 com a Holanda foi positivo pela competitividade e por manter a equipe na zona classificatória, mas trouxe consigo a responsabilidade de apresentar um bom jogo contra a Zâmbia, em especial no que diz respeito a ajustes.
O setor defensivo verde e amarelo ainda segue sendo um problema que, embora a tranquilidade característica não deixe transparecer, deve estar quebrando a cabeça da treinadora Pia Sundhage. A dificuldade em segurar as adversárias pelos lados é nítida e continua sendo um problema. Bruna Benites tem se mostrado pouco eficiente pelas laterais, Tamires já mostrou algumas vezes que rende melhor ocupando uma função mais livre, podendo subir um pouco mais, e Bárbara teve uma falha clara e boba no segundo gol holandês.
Em entrevista coletiva, Pia foi enfática ao dizer que poderá, sim, fazer mudanças e dar uma rodagem maior para a equipe, mas isso não se aplica ao gol: “Se você olhar o primeiro jogo da Bárbara, ela nos salvou algumas vezes. Contra a Holanda, teve bons momentos também. Você precisa de uma goleira experiente, e não sou fã de mudar uma goleira durante o torneio”, declarou Pia.
Durante o último treinamento aberto à imprensa antes da disputa, Pia colocou em prática o que disse e treinou um possível time titular com Barbara, Leticia Santos, Poliana, Rafaelle, Jucinara, Formiga, Angelina, Marta, Andressa Alves, Bia e Ludmila.
Brasil x Zâmbia terá transmissão brasileira de Band, TV Globo e SporTV.
*Esclarecemos que o conteúdo trazido nesta coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo