A Zâmbia enfrentou a seleção da China na manhã deste sábado (24), pelo torneio feminino de futebol das Olimpíadas de Tóquio 2020. A partida foi recheada de gols pelos dois lados, o placar final foi 4×4, e a partida marcou a segunda rodada do grupo F, o mesmo do Brasil.
A China, favorita nesta partida, saiu à frente no placar logo aos seis minutos de jogo, com Wang. A Zâmbia reagiu e conseguiu o empate já aos 15 minutos, com Kundananji. As chinesas apertaram a marcação e abriram a vantagem de 3×1 com dois gols em três minutos. A virada veio aos 22’ e o terceiro gol no minuto seguinte aos 23’. A Zâmbia chegou por diversas vezes ao ataque e conseguiu diminuir o placar em cobrança de pênalti convertido pela capitã Banda aos 46’ ainda da primeira etapa.
As duas equipes buscaram a vitória até o fim da partida. As africanas conseguiram virar, 4×3 novamente com a artilheira Banda, aos 14 minutos, fazendo um hat-trick. Segurando ao máximo a partida, as africanas ficaram com a vantagem no placar em quase todo o segundo tempo, mas faltando 7 minutos para o apito final, Wang marcou de pênalti deixando tudo igual.
A próxima adversária da Zâmbia, é a Seleção Brasileira, na terça-feira (27) às 8h30. As Brasileiras também vêm de empate e hoje são as segundas colocadas no grupo. A Zâmbia vem em 4º lugar precisando vencer, mas sobre isso falamos no pré jogo de segunda-feira.
Por Amanda Teixeira
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.