O Japão vem para estas Olimpíadas, não apenas como as donas da casa, mas também comemorando os 40 anos de existência. E, por que não, comemorar quem sabe, com o título Olímpico inédito?! A estreia da Seleção Japonesa, será na quarta-feira (21), às 07h30 (horário de Brasília), contra o Canadá, no estádio Sapporo Dome.
Para estes jogos, a equipe japonesa está se renovando, e tal missão ficou nas mãos da treinadora, ex-jogadora, Asako Takakura, que tem uma boa história com as seleções de base japonesas. Em 2014, conquistou a Copa do Mundo Feminina sub-17 e se tornou a primeira mulher na história a comandar a equipe principal do Japão.
Por outro lado, as canadenses querem atrapalhar a festa japonesa na abertura dos jogos e sair na frente no grupo E. A Seleção do Canadá está em busca da terceira medalha consecutiva, com a liderança da capitã Christine Sinclair, após conquistar duas medalhas de bronze. “Acho que precisamos mudar a cor da medalha. Para seguir em frente, temos que almejar ainda mais alto, afirmou a treinadora Bev Priestman.
Asako Takakura convocou as seguintes atletas para o desafio: Ayaka Yamashita, Sakiko Ikeda, Chika Hirao, Saki Kumagai, Risa Shimizu, Asato Miyagawa, Moeka Minami, Nanami Kitamura, Saori Takarada, Shiori Miyake, Emi Nakajima, Yui Hasegawa, Hina Sugita, Narumi Miura, Yuzuho Shiokoshi, Jun Endo, Honoka Hayashi, Mamoka Kinoshita, Yuika Sugasawa, Mana Iwabuchi, Mina Tanaka e Yuka Momiki.
Do lado canadense, as selecionadas de Bev Priestman para os Jogos Olímpicos são: Stephanie Labé, Kaelen Sheridan e Erin McLeod. Kadisha Buchanan, Vanessa Gill, Shelena Zadorsky, Alisha Chapman, Ashley Lawrence, Jade Riviere e Gabriel Carle. Jesse Fleming, Julia Grosso, Quinn, Desiree Scott e Sophie Schmidt. Janine Becky, Adriana Lyon, Nichelle Prince, Dean Rose, Kristen Sinclair, Evelyn Fiennes e Jordyn Hetima.
As canadenses terão um desfalque importante nesta edição dos Jogos. A jogadora veterana Diana Matheson anunciou sua aposentadoria aos 37 anos, devido a uma série de lesões sofridas no final da carreira. A atleta fez 206 jogos com a camisa do Canadá e fez parte das equipes medalhistas olímpicas.
Os destaques da equipe do Japão são, Mana Iwabuchi e Saki Kumagai, que foram campeã do mundo em 2011 e prata em Londres 2012. Mana Iwabuchi é a esperança de gols da equipe, conhecida como “Manadona”, tem 27 gols pela seleção. Saki Kumagai, ao contrário, é defensora. Tem experiência de 8 temporadas, pelo Lyon da França.
“Lutaremos como um só com o objetivo de igualar e ultrapassar as equipes milagrosas (do Japão) que produziram resultados de alto nível mundial”. – Asako Takakura, técnica do Japão.
Fonte: https://planetafutebolfeminino.com.br/guia-do-futebol-feminino-nas-olimpiadas-de-toquio/
Por Kelly Cristine Janiro e Rayssa Rocha – Setoristas do Portal Mulheres em Campo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.