Com gol de pênalti de Raphael Veiga, Verdão bate recorde e chega a 13 jogos sem perder como visitante na Libertadores, ultrapassando o River Plate. Em 13 partidas fora de casa, foram 10 vitórias e 3 empates
Na noite desta quarta-feira (14), o Palmeiras deu um importante passo rumo às quartas de finais da Libertadores ao vencer a Universidad Católica por 1 a 0. Longe de uma atuação de encher os olhos, a equipe alviverde apostou em jogadas estratégicas, mas deixou um pouco a desejar nos lances ofensivos. No entanto, a defesa palmeirense pouco sofreu e nas vezes em que foi acionada, se saiu muito bem.
Vale o destaque para a ótima atuação de Zé Rafael, que é um nome bem contestado pela torcida. O camisa 8 não só fez uma bela partida como também fez uma defesa sensacional, evitando o empate. Por falar em defesa, claro que Weverton mais uma vez ajudou na vitória fechando o gol e fazendo defesas extremamente importantes. Vamos para o jogo de volta com a vantagem mas também com pontos a serem melhorados.
O JOGO
Primeiro Tempo – A partida iniciou com muita disputa e pouca criatividade para ambos os lados. O Palmeiras conseguiu uma jogada ofensiva ainda no primeiro minuto, porém não conseguiu passar pela marcação do time chileno. O adversário também tentou chegar, mas esbarrou nas boas defesas de Weverton. Aos 12’ Zé Rafael assustou ao ter um forte sangramento no nariz, resultado de uma pancada que deveria ter rendido ao menos um cartão amarelo para o adversário mas que foi interpretado como lance normal. Com 15 minutos a Universidad Católica chegou com perigo e exigiu do goleiro palmeirense uma bela defesa.
Com um jogo amarrado, as equipes voltaram às dificuldades dos minutos iniciais e nenhuma chance real de gol foi criada até os 30 minutos, quando o time da casa assustou mais uma vez. Weverton fez a defesa mas deu o rebote, Gómez dividiu com o atacante adversário e a bola saiu passando perto da meta alviverde. O Palmeiras conseguiu uma boa chegada ao ataque aos 36’, a bola foi desviada pela marcação do time chileno e o lance foi para a análise do VAR de um toque de mão de Lanaro. Após verificação do lance, e muita reclamação, a penalidade a favor do Verdão foi confirmada. Raphael Veiga cobrou com segurança e converteu, abrindo o placar aos 41 minutos. Já nos acréscimos o adversário acertou um chute venenoso na trave, Valencia pegou o rebote e Zé Rafael heroicamente salvou em cima da linha, garantindo a ida para o intervalo com vantagem palmeirense.
Segundo Tempo – O Palmeiras voltou para a segunda etapa querendo ser mais eficiente no ataque, e aos 8’ Breno Lopes lançou para Scarpa que bateu cruzado, porém, a bola passou perto do gol e foi para fora. Abel fez alterações no time buscando melhorar a saída de bola e ter mais velocidade. Wesley avançou pela esquerda e teve a chance de marcar o segundo aos 25 minutos, no entanto, Sebastián Pérez apareceu para defender. Na sequência foi a vez de Weverton salvar novamente, defendendo duas tentativas seguidas do adversário. O Verdão recuou e tentou encaixar contra-ataques, mas eles não vieram e as subidas ao campo ofensivo eram barradas pela marcação da equipe chilena.
Aos 33’ Veiga recebeu bom passe de Deyverson e ao tentar chegar ao ataque foi parado com uma falta bem na entrada da área. O próprio camisa 23 cobrou, porém, a bola explodiu na barreira e o time alviverde não conseguiu ficar com o rebote para dar sequência ao lance. Sem conseguir atacar, o Palmeiras passou a segurar a bola e manter o máximo de posse possível, para não se arriscar muito e garantir a pequena vantagem já adquirida. A Universidad Católica fez uma tentativa já aos 48’, mas Weverton fez a defesa tranquilamente, garantindo o resultado favorável ao Verdão.
O próximo compromisso do Palmeiras é diante do Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro. A partida acontecerá no próximo domingo (18), às 16h, em Goiânia.
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.