Eternas rivais, Espanha e Itália se enfrentarão nesta terça-feira (6), em Wembley, às 16h (horário de Brasília), valendo vaga na final da Eurocopa 2020.
O encontro entre as equipes promete ser duríssimo, e a previsão é de um grande jogo, visando o futebol apresentado pelas duas Seleções, principalmente pela Itália, que antes do início da Euro não era considerada uma das principais favoritas, e chegou na semifinal apresentando um futebol digno da história da Azzurra.
O confronto entre espanhóis e italianos é histórico, tendo a Itália com mais triunfos, porém, nos últimos encontros em Eurocopas, a Espanha levou a melhor em todas elas, inclusive na final da Euro em 2012, onde os espanhóis conquistaram o tricampeonato.
ESPANHA
Por: Rosileide Ribeiro
Após altos e baixos, a Seleção Espanhola chegou na semifinal da Euro e está preparada para continuar fazendo história. Os comandados de Luis Enrique terão uma velha conhecida pela frente, onde já protagonizaram grandes duelos, e sabem que terão um grande desafio pela frente.
Pensando nisso, o técnico espanhol deve fazer algumas alterações para o encontro com a Itália em relação às duas últimas partidas, ou seja, certamente irá fazer invenções na escalação, como se alguma que ele já fez tivesse dado certo.
De acordo com alguns jornais espanhóis, Jordi Alba deve ser improvisado na lateral esquerda. Por outro lado, Dani Olmo deve voltar a ser titular, no lugar de Pablo Sarabia, que está com problemas físicos após o último jogo. Na parte ofensiva, também não será surpresa se Luis Enrique fizer alguma alteração, já que a Seleção vem de duas partidas decididas na prorrogação.
Em coletiva de imprensa realizada hoje (5), Luis Enrique falou sobre o encontro desta terça-feira e enfatizou o fato das duas equipes terem em comum o domínio do meio-campo.
“Essa é a principal questão. Somos os líderes na posse de bola. Mas eles também têm atuado desta forma e mostrado que podem disfrutar da posse de bola. Essa é a primeira batalha a conquistar amanhã. Eles também podem jogar sem a bola, mostraram isso. Mas são mais fortes com a bola”, declarou o técnico espanhol.
Provável escalação: Unai Simón; Azpilicueta, García, Laporte, Alba; Koke, Busquets, Pedri; Moreno, Morata, Olmo
ITÁLIA
Por: Mah Dutra
A Azzurra se reconstruiu sob comando do técnico Roberto Mancini, e chega a semifinal da Euro com a ambição do título, após boas exibições durante a Euro. Além disso, para os italianos, a derrota na final de 2012 ainda está entalado, e nesta terça-feira, a Itália terá a chance de vingar aquela final.
Para isso, o técnico Roberto Mancini irá contar praticamente com todo o plantel, a exceção é o lateral Spinazzola que teve uma lesão que rompeu o ligamento do tendão de aquiles. O substituto do atleta deve ser Emerson Palmieri.
A melhor seleção da Eurocopa até aqui é a Itália, com o time mais qualificado, é uma equipe que não dá espaço para o adversário e coloca intensidade o tempo todo.
O técnico Mancini falou na entrevista coletiva sobre a Itália e Espanha chegarem às semifinais com méritos, sem colocar uma favorita.
“Itália e Espanha se deram bem e chegaram aqui com méritos, as porcentagens estão na metade. Certamente será um bom jogo, tanto nós como eles possuem jogadores talentosos”, disse o comandante italiano.
A equipe Azurra vem de cinco vitórias em cinco jogos disputados, eliminou na fase mata-mata a Áustria e a Bélgica. Já os espanhóis passaram na prorrogação tanto nas oitavas como nas quartas de final.
Provável escalação: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini, Emerson; Barrela, Jorginho, Verratti; Chiesa, Immobile, Insigne. Técnico: Roberto Mancini
A partida será transmitida ao vivo na TV Globo, e no SporTV
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.