O confronto entre França e Suíça é um duelo historicamente difícil, com poucos gols e bem pegado. O último encontro aconteceu justamente na Euro 2016, com o placar de 0 a 0. Agora, pelo mata-mata, as equipes terão um importante compromisso valendo a classificação às quartas de final da Euro 2020, na National Arena, em Bucareste, às 16h.
FRANÇA
por Mariana Alves
Com a última Euro ainda engasgada, a França tenta fazer tudo diferente nesta edição. O primeiro passo foi a classificação na chave F, o grupo da morte com Alemanha e Portugal. Dos 9 pontos, os franceses somaram 5, com uma vitória e dois empates, terminando na liderança.
Apesar da liderança, em nenhum momento os franceses convenceram. A vitória diante dos alemães foi chorada, com apenas um gol. Contra a Hungria, futebol metódico e sufoco. Na última partida diante dos portugueses, novo sufoco e correria atrás do prejuízo.
Olhando para a seleção de nomes tão badalados é claro que esperamos mais. Diante da Suíça a esperança é de finalmente ver do que a França é capaz, ver o time deslanchar.
Sobre isso o goleiro dos Blues, Hugo Lloris, declarou:
“Viramos a página da fase de grupos, o que exigiu muito esforço. Mudamos para uma nova competição. É completamente diferente. Sabemos que não teremos o direito de cometer erros. Teremos um time muito bom contra nós, que conquistou grandes feitos nas últimas temporadas. Sabemos que o aspecto mental entra em jogo e isso certamente será a chave do sucesso. Teremos que nos apresentar em um nível muito, muito alto para estar presente na próxima rodada”.
Para o duelo, Didier Deschamps mandará a campo: Lloris; Pavard, Varane, Kimpembe, Hernandez; Kante, Pogba, Tolisso; Griezmann; Mbappe, Benzema.
SUÍÇA
por Mah Dutra
A Suíça estreou na Eurocopa em 1996, e em 2016, teve o melhor desempenho chegando às oitavas de final. O duelo foi contra a Polônia e os suíços acabaram eliminados nos pênaltis.
Na fase de grupos desta edição, a Suíça ficou na terceira posição no grupo A, com apenas uma vitória, recebendo de presente, a França como adversária das oitavas de final. Não será uma partida fácil, os franceses são amplos favoritos, o que tira totalmente nossa responsabilidade. Os suíços têm como única opção a vitória, para seguir na competição.
“Se você quer ir longe, e até vencer o torneio, tem que ganhar de qualquer oponente, mesmo a França. Temos que chegar ao limite das nossas performances. Queremos chegar o mais longe possível. Fomos eliminados na fase de grupos nas últimas três competições, mas queremos fazer história dessa vez”, disse o volante Granit Xhaka.
Vladimir Petkovic mandará a campo a Suíça com: Sommer; Elvedi, Akanji, Schar; Mbabu, Xhaka, Freuler, Rodriguez; Shaqiri; Embolo, Seferovic
Por Mariana Alves e Mah Dutra
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.