O Esquadrão de Aço bateu o Ceará fora de casa por 2 tentos a 1, em jogo válido pela 4ª rodada do Brasileirão 2021 e assumiu a 6ª posição na tabela
O confronto entre o Tricolor da boa terra e o Vozão aconteceu na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), nesta quinta-feira (17). Depois da amarga derrota contra o Inter, o Bahia saiu em busca de mais um triunfo e somou 3 pontos aos 4 que já tinha, chegando ao total 7 pontos no Campeonato Brasileiro, com duas conquistas, um empate e uma derrota.
O PRIMEIRO TEMPO
A etapa inicial da partida foi marcada por grande agitação dos times em campo. De um lado, o dono da casa se apresentou ofensivamente, tentando infiltrar a defesa do Bahia, contudo, do outro lado havia um Tricolor que puxou sua linha defensiva bem próxima às ações do Ceará, o que dificultava a chegada do dono da casa em busca do gol.
Em um deslize defensivo do Tricolor, o Ceará abriu o placar com Saulo Mineiro, aos 15’. Depois de um contra-ataque relâmpago, o atacante do Vozão girou em cima do zagueiro Tricolor Luiz Otávio, ganhou na velocidade e chutou rasteiro na saída do goleiro do Bahia, marcando Ceará 1 x 0.
O Bahia reagiu e criou algumas ações ofensivas, mantendo a marcação e finalizando mais a gol, o que refletiu diretamente na posse de bola, que acabou em 52% para o Tricolor, contra 48% do dono da casa.
O empate surgiu aos 30 minutos, após cobrança de falta de Rossi aos 27’. Luiz Otávio foi derrubado na grande área por Gabriel Dias e o VAR sinalizou para o árbitro que marcou penalidade a favor do Bahia (29’), convertida pelo artilheiro Gilberto aos 30’: Ceará 1 x 1 Bahia.
O time baiano continuou finalizando e virou o jogo com uma grande jogada e mais um gol do camisa 9 Gilberto, o segundo dele no jogo. O centroavante marcou depois de um cruzamento rasteiro na medida do lateral esquerdo Matheus Bahia dentro da grande área, que recebeu o passe de Thaciano. Bahia 2 x 1 Ceará.
NÚMEROS DO PRIMEIRO TEMPO: Posse de bola: Bahia 52% x 48% Ceará/ Finalizações: Bahia 6 x 3 Ceará/ Faltas cometidas: Bahia 7 x 10 Ceará/ Precisão dos passes: Bahia 76% x Ceará 75/ Desarmes: Bahia 10 x 4 Ceará.
SEGUNDO TEMPO
A etapa complementar começou com os dois times um pouco aéreos, o que refletiu em alguns erros de passe de ambos os clubes. O Ceará começou a tomar partido e tentou organizar seu jogo, contudo, não evoluiu em gol. Já o Bahia soube segurar o resultado com seu jogo defensivo e atacava quando subia em velocidade.
PRÓXIMO JOGO
O Bahia volta a campo no domingo (20), às 16h, para enfrentar o Corinthians, em casa, no Estádio de Pituaçu. Já o Ceará jogará também na mesma data e horário do tricolor. O Vozão enfrentará o Internacional. Os Jogos serão válidos pela 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2021.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA: CEARÁ 1 x 2 BAHIA
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro;
Data: 17 de junho de 2021 (quinta-feira);
Horário: 16h (horário de Brasília);
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE);
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ);
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes (RO);
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ);
Cartões amarelos: Mendoza, Jorginho e Bruno Pacheco (Ceará); Jonas, Edson, Maycon Douglas e Thonny Anderson (Bahia);
Gols: Saulo Mineiro, aos 16min do primeiro tempo (Ceará); Gilberto, aos 31 e aos 34min do primeiro tempo (Bahia);
CEARÁ: Vinícius; Gabriel Dias (Charles), Klaus, Messias e Bruno Pacheco; Oliveira (Marlon), Fernando Sobral e Jorginho (Vina), Lima; Mendoza (Hélio) e Saulo Mineiro. Técnico: Guto Ferreira;
BAHIA: Matheus Teixeira; Renan Guedes, Luiz Otávio, Juninho e Matheus Bahia; Jonas (Patrick de Lucca), Daniel (Edson) e Thaciano (Lucas Araújo); Rossi (Oscar Ruiz), Gilberto (Maycon Douglas) e Thonny Anderson. Técnico: Dado Cavalcanti.
Por Suzane Pinheiro (blogmulheresemcampo)
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.