Erguido onde era o Estádio Estadual de Aracaju, o Estádio Estadual Lourival Baptista, hoje conhecido como a Arena Batistão, é localizado em Aracaju, no estado de Sergipe. A inauguração do estádio ficou marcada pela maneira grandiosa que foi, como o torcedor Sergipano merece, em 9 de julho de 1969, a cerimônia contou com o duelo entre a Seleção Sergipana e a Seleção Brasileira, Pelé, Jairzinho, Gérson, Tostão, Piazza, Clodoaldo, Rivelino e os demais atletas que disputaram a Copa do Mundo no México e foram Tricampeões em 1970. 45.058 mil torcedores acompanharam a partida com vitória da Seleção Brasileira por 8×2.
Os maiores números de torcedores no estádio foram entre as décadas de 70 e 80, foram registrados públicos superiores a 30 mil. Após tais décadas, o maior público no estádio foi em 2013, em uma partida entre Bahia e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, 13.559 pagantes acompanharam a partida. No mesmo ano, pelo Campeonato Sergipano, Sergipe e Confiança quase chegaram ao recorde, foram 13.422.
O Estádio Lourival Baptista, se transformou em Arena no ano de 2014, ano que aconteceu a Copa do Mundo no Brasil, a Arena se modernizou para receber as seleções para os treinamentos. Com a reforma, além das partidas de futebol, a Arena ainda pode receber eventos e atrações artísticas. O espaço passou a ter cadeiras e espaço para um público de 15.575. Além de um novo gramado padrão FIFA, nova drenagem subterrânea e novo sistema de irrigação. A fachada externa também foi renovada e iluminada com LEDs.
No início do ano de 2021 a Arena Batistão ficou fechada para revitalização do gramado, assim fazendo com que o Confiança estivesse sempre à procura de um estádio para praticar o futebol. Valeu a pena, a Arena Batistão voltou em meados de maio ainda mais linda, com seu gramado como um tapete.
Hoje em dia o Confiança segue mandando suas partidas na Arena Batistão, mas de um modo diferente do que sempre foi, vazia. Desde o início da pandemia de Covid-19 em março/2020 é assim que vem acontecendo as partidas, sem os maiores apaixonados pelo Dragão, pelo esporte. Mas sempre torcendo e esperando que em breve essa pandemia passe e a Arena possa contar com seus torcedores vibrando e torcendo.
Fonte: https://www.se.gov.br/noticias/governo/especial-aracaju-arena-batistao-preserva-a-historia-do-esporte-na-capital
Por Kelly Cristine Janiro – Setorista do Portal Mulheres em Campo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.