Equipes se enfrentam pela primeira rodada da Eurocopa
Neste sábado (12), as equipes do grupo B se enfrentam pela primeira rodada da Eurocopa, competição que era para ter sido disputada ano passado, mas acabou sendo adiada por conta da pandemia. Rússia, Finlândia, Bélgica e Dinamarca são as seleções integrantes do grupo B. Com o time Belga sendo um dos favoritos do grupo ao título. As equipes irão se enfrentar em três rodadas, onde os dois melhores se classificam para a próxima etapa, que será disputada em esquema de mata-mata.
Dinamarca x Finlândia:
Dinamarca e Finlândia abrem a competição do grupo B, neste sábado (12), às 13h (horário de Brasília), no Estádio Parken.
Dinamarca:
Kasper Hjulmand, técnico da seleção da Dinamarca anunciou sua lista de atletas no dia 26 de maio com nomes como Kasper Schmeichel, Christian Eriksen e Martin Braithwaite reforçando a equipe para o torneio.
Goleiros: Kasper Schmeichel, Jonas Lössl e Frederik Rønnow;
Defensores: Jens Stryger Larsen, Simon Kjær, Andreas Christensen, Joachim Andersen, Daniel Wass, Mathias Jørgensen, Joakim Mæhle, Jannik Vestergaard e Nicolai Boilesen;
Meio-campistas: Mathias Jensen, Christian Nørgaard, Pierre-Emile Højbjerg, Thomas Delaney, Anders Christiansen, Christian Eriksen, Mikkel Damsgaard e Robert Skov;
Atacantes: Martin Braithwaite, Andreas Cornelius, Andreas Skov Olsen, Yussuf Poulsen, Kasper Dolberg e Jonas Wind.
A Dinamarca, que ficou em segundo lugar do grupo D nas eliminatórias, entra invicta neste duelo com quatro triunfos e quatro empates, e como favorita por conta da qualidade de seu goleiro Schmeichel e do seu forte ataque composto por Eriksen e Braithwaite. Já a Finlândia espera suspender com a sua sólida defesa e um inteligente meio de campo.
“Nós sabemos que eles têm muitas informações sobre a nossa seleção, mas nós também temos muito conhecimento sobre eles. É comum isso na Eurocopa, todo mundo conhece bem, já foi analisado por muitos meses.” disse o técnico Kasper Hjulmand.
Provável escalação da Dinamarca: Schmeichel; Larsen, Kjaer, Christensen, Boilesen; Eriksen, Wass, Jensen; Skov, Braithwaite e Dolberg.
Finlândia:
Markku Kanerva, técnico da Finlândia, anunciou os seus escolhidos apenas neste mês de junho, no dia 1:
Goleiros: Lukas Hradecky, Jesse Joronen e Jaakkola;
Defensores: Paulus Arajuuri, Daniel O’Shaugnessy, Joona Toivio, Leo Väisänen, Sauli Väisänen, Robert Ivanov, Jere Uronen, Nikolai Alho, Jukka Raitala e Pyry Soiri;
Meio-campistas: Glen Kamara, Robert Taylor, Robin Lod, Joni Kauko, Onni Valakari, Rasmus Schüller, Thomas Lam, Tim Sparv, Fredrik Jensen e Lassi Lappalainen;
Atacantes: Teemu Pukki, Marcus Forss e Joel Pohjanpalo.
Estreante na Eurocopa, a Finlândia chega a competição após ter ficado em segundo lugar do grupo J nas eliminatórias com quatro vitórias e quatro derrotas. A seleção espera surpreender nesta competição e conseguir uma vaga para a próxima fase.
“Acho que não precisamos de mais motivação. Estar na Eurocopa pela primeira vez já é uma grande motivação. Nós podemos não ser os favoritos, mas vamos tentar mostrar que podemos fazer por onde.” disse o meia Tim Sparv.
Provável escalação da Finlândia : Hrádecký; Toivio, Arajuuri, Vaisanen; Soiri, Lod, Schuller, Kamara, Raitala; Forss e Pohjanpalo.
Apesar de serem duas seleções “desconhecidas”, esse confronto tem tudo para ser um bom jogo, com as duas equipes brigando muito pelo triunfo, pelos 3 pontos e esperando até um empate no outro confronto entre Bélgica x Rússia, que são os favoritos desse grupo.
Dinamarca e Finlândia vem de momentos bastante distintos, com a equipe Dinamarquesa com ampla vantagem e favoritismo em campo, mas o que conta mesmo é a bola na rede e não os retrospectos passados. Que possamos ter um belíssimo duelo entre as equipes, e se possível com muita bola na rede.
Bélgica x Rússia:
Bélgica e Rússia fecham as partidas do grupo B, também neste sábado (12), às 16h (horário de Brasília), na Gazprom Arena. As equipes são as favoritas do grupo e praticamente duelam entre o primeiro e segundo lugar.
Bélgica:
Roberto Martínez, técnico da seleção Belga convocou para a competição o que tem de melhor e espera fazer jus ao seu favoritismo:
Goleiros: Thibaut Courtois, Simon Mignolet e Matz Sels;
Defensores: Jan Vertonghen, Toby Alderweireld, Thomas Vermaelen, Thomas Meunier, Jason Denayer, Dedryck Boyata, Leander Dendoncker e Timothy Castagne;
Meio-campistas: Axel Witsel, Kevin De Bruyne, Nacer Chadli, Yannick Carrasco, Youri Tielemans, Thorgan Hazard, Dennis Praet e Hans Vanaken;
Atacantes: Eden Hazard, Dries Mertens, Romelu Lukaku, Christian Benteke, Michy Batshuayi, Jeremy Doku e Leandro Trossard.
O elenco da Bélgica sabe que não tem um duelo fácil logo no início da competição e em entrevista coletiva o técnico Roberto Martínez, ressaltou a dificuldade desta partida:
“Concordo que o primeiro jogo é muitas vezes o mais difícil num grande torneio. É preciso entrar no torneio tanto mental como fisicamente. Vai ser um verdadeiro teste amanhã, porque conhecemos muito bem esta equipe, mas eles também nos conhecem de cor e terão o apoio de seus torcedores.”
Martínez terá um grande desfalque para a partida, trata-se de Kevin de Bruyne, que se machucou ainda na final da Champions League. Em entrevista, o técnico explicou a ausência do jogador:
“Sempre foi uma direção médica. Kevin precisava passar por algumas fases, ontem teve um dia muito positivo no gramado, mas não estava com o grupo. Os próximos dois dias serão muito importantes para ele voltar a se movimentar normalmente, fazer os exercícios necessários para enfim trabalhar com o time. Há um trabalho individual, estamos muito felizes com o progresso. Está progredindo muito bem e vai voltar o mais rápido possível.”
Não é atoa que a seleção Belga chega como uma das favoritas da competição, já que fez a melhor campanha das eliminatórias para a Euro, terminando em primeiro lugar do Grupo I, com 100% de aproveitamento (10 vitórias em 10 jogos), 40 gols marcados e só três sofridos.
A provável escalação Belga deverá ser: Courtois; Alderweireld, Vertonghen e Denayer; Meunier, Dendoncker, Tielemans e Thorgan Hazard; Mertens, Lukaku e Jérémy Doku.
Rússia:
A Rússia anunciou sua lista com 26 nomes no dia 11 de maio, e espera fazer uma boa competição nesta Euro.
Goleiros: Anton Shunin, Yury Dyupin e Matvei Safonov;
Defensores: Georgi Dzhikiya, Igor Diveev, Yuri Zhirkov, Vyacheslav Karavaev, Fedor Kudryashov, Andrei Semenov e Mario Fernandes;
Meio-campistas: Dmitri Barinov, Rifat Zhemaletdinov, Maksim Mukhin, Aleksandr Golovin, Daniil Fomin, Roman Zobnin, Alexei Ionov, Daler Kuzyayev, Andrei Mostovoy, Magomed Ozdoev, Denis Makarov, Aleksei Miranchuk e Denis Cheryshev;
Atacantes: Artem Dzyuba, Anton Zabolotny e Aleksandr Sobolev.
A equipe não chega como uma das favoritas, mas espera surpreender nessa competição com a sua boa defesa. O técnico Cherchesov comentou sobre o difícil duelo que eles terão nesta primeira partida:
“Já os enfrentamos nas Eliminatórias. É uma boa equipe: ambiciosa, forte, com um grande treinador e bons jogadores. Não é nenhuma surpresa que tenham estado no topo da classificação da Fifa nos últimos anos. Os nossos últimos jogos com a Bélgica têm sido abertos, um futebol espetacular que encanta os torcedores. Compreendemos onde estamos. Não estamos entre os favoritos do torneio, mas isso não significa nada.”
Provável escalação da Rússia: Shunin; Mário Fernandes, Barinov, Dzhikiya, Semenov e Karavaev; Zobnin, Ozdoev, Golovin e Miranchuk; Dzyuba.
Espera-se um bom confronto entre essas equipes, principalmente na Bélgica, que chega com um bom elenco para a competição.
Transmissão: Todas as partidas, 51 no total, serão transmitidas pelo SporTV.
Por: Thais Santos, Setorista no Portal Mulheres em Campo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.