Nesta segunda-feira (24), o Athletico entrará em campo para o primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Paranaense. O duelo será diante do Paraná Clube, na Vila CAPanema, às 15h20 (horário de Brasília).
Após dois meses e meio, enfim acabou a primeira fase do campeonato estadual. Com dezesseis pontos ganhos, o Athletico terminou a primeira fase da competição na terceira colocação. Dos onze jogos disputados, o Furacão venceu cinco jogos, perdeu outros cinco e empatou uma vez.
Os jogos da quarta de final serão disputados em partidas de ida e de volta. O jogo da volta será realizado na Arena da Baixada, mas nem o dia e nem horário foram definidos pela Federação Paranaense de Futebol.
Nessa fase da competição, o gol como visitante não é utilizado como critério de desempate. Em caso de igualdade no placar agregado, o confronto será decidido nos pênaltis.
Acredito que nosso adversário não gostou muito de disputar as quartas de final diante do Maior do Estado. O treinador do Paraná, Maurílio Silva, lamentou com um tom de tristeza sobre o duelo que terá pela frente:
“É indiferente o adversário, mas é ruim, fato, porque estávamos em terceiro. Com a vitória, pegaríamos o Maringá e, com um empate, não pegaríamos o Athletico”, disse. (Fonte GloboEsporte.com)
Não é novidade que as duas equipes vivem momentos bem diferentes. Por um lado, o Athletico busca o tetracampeonato e revelar a “piazada”. Já o time do viaduto, não chega em uma semifinal desde 2016. Sem contar que caso o time que nos representa na série C, não chegue a semifinal, o time não entrará no ranking da CBF para a disputa da Copa do Brasil do próximo ano.
Na atual situação do nosso “rival” isso poderá causar vários problemas, tendo em vista que estão com uma situação financeira bem complicada.
Devido ao decreto em vigor desde a semana passada, o primeiro jogo diante do time do Capanema precisou ser adiado. Essa partida estava prevista para o último sábado (22), mas devido às restrições na cidade, o duelo foi remanejado para segunda-feira (24).
O maior time do estado ficou proibido de fazer seu último treino neste domingo (23). A capital paranaense vive mais um caos por conta da pandemia e jogos/atividades relacionadas ao futebol, estão proibidos após às 21h e nos finais de semana.
O rubro-negro deverá entrar em campo com o elenco principal, mas deve poupar alguns jogadores para o jogo contra o Aucas. No Paranaense, o rubro-negro vem optando pelo time aspirante e reserva para está competição. Entretanto, como teremos uma “folguinha” entre o primeiro jogo das quartas do paranaense e o jogo da Sula na próxima quinta-feira (27), o time principal deverá ir a campo.
A equipe do Athletico para essa partida poderá ser: Santos, Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique (Zé Ivaldo) e Abner (Nicolas); Richard (Alvarado), Christian e Jadson; Nikão, Kayzer (Babi) e Vitinho. (Fonte: Banda B)
O time classificado neste duelo, enfrentará o FC Cascavel. As datas e horários das partidas de semifinais também não foram definidas.
Em um texto de pré jogo entre as equipes em 2019, eu e minha parceira de coluna Daiane Luz, comentamos sobre a “tal rivalidade” que forçam nesses confrontos:
Os jogos diante do Paraná Clube sempre reacendem a discussão “é clássico ou não?”, mas vale lembrar que para ser nomeado clássico, o confronto deve possuir duas características: a rivalidade e a disputa entre times de uma mesma região. Se pararmos para pensar na questão territorial, Furacão x time da Vila Capanema é clássico, mas, se observarmos pelo viés da rivalidade, não é, porque a rivalidade engloba a análise do aspecto esportivo, econômico e histórico, dispensando maiores especulações.
No mais, que venha o time que representa nosso estado na série C.
Pra cima deles Furacão!
Vamos lutar por mais essa taça.
Por Aline do Valle, torcedora do Maior do Estado
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.