Em jogo de confronto direto, Bahia é derrotado pelo Independiente e perde liderança do grupo B e se complica na Sul-Americana
A bola rolou para Independiente e Bahia, nesta terça-feira (18), no estádio Libertadores de América, na Argentina, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
O Tricolor Baiano foi a campo para um confronto direto, visando ganhar mais 3 pontos e permanecer na liderança do grupo B. O duelo foi bem equilibrado, ambos os times propuseram jogo, e mesmo com o time baiano apresentando maior volume ofensivo, acabou cometendo uma falha e marcou um gol contra para o time da casa, Independiente 1 x 0 Bahia.
O PRIMEIRO TEMPO
O Bahia começou com menos posse de bola, porém, com mais poder ofensivo e com chances claras de gol. A partida se apresentava bem moderada, com os clubes jogando de igual para igual. O time da casa propunha jogo e o Bahia contra atacava.
Aos 11’ da etapa inicial, o Tricolor quase abriu o placar com uma bela jogada pelo lado direito. Rossi que encontrou Nino Paraíba, que fez um lançamento no meio da grande área e Gilberto, de cabeça, mandou para rede do lado de fora.
A partida seguiu animada, o Independiente, aos 17 minutos, com Palacios, arriscou de fora da área e Douglas Friedrich espalmou para fora. O Bahia montou a sua melhor jogada do primeiro tempo aos 23 minutos com Daniel, que tocou para Rossi mandar para o meio da área e Thaciano arriscou um chute forte, mas para fora.
Assim foi grande parte do primeiro tempo, ambos times tentando marcar.
O SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, o Esquadrão de Aço, voltou para campo com uma postura diferente, o Bahia, passou a marcar mais próximo seu adversário e pressionar sua saída de bola, o que dificultou bastante o jogo do dono da casa. Com isso, o Tricolor diminuiu a posse de bola do adversário e criou boas chances de abrir o placar.
O Bahia seguiu tentando marcar com Rodriguinho, que passeou na entrada da grande área e chutou forte de canhota, mas mandou para fora. Aos 14 ‘, depois de cobrança de escanteio com Rodriguinho, o zagueiro Juninho tentou marcar de cabeça, a bola passou pertinho da trave, mas não entrou.
O Independiente reagiu e voltou a contra atacar, equilibrando novamente o jogo. O time da casa quase abriu o placar aos 27’ da etapa complementar, com Velasco, que chutou uma bomba, assustando a defesa Tricolor, mas a bola foi para fora.
Foto
A partida se encaminhava para um zero a zero, ambos os times já tinham feito a maioria de suas reposições, quando aos 37 minutos, o Independiente lançou uma bola na grande área do Bahia e Thonny Anderson, em uma tentativa de afastar o perigo, se atrapalhou e se chocou com o goleiro Douglas, mandando a bola para o fundo do gol. Independiente 1×0 Bahia. O Tricolor tentou reagir, contudo, não havia mais tempo.
Com esse resultado, o Bahia caiu para a segunda posição do Grupo B se complicando, com 8 pontos, e o Independiente terminou líder do grupo com 11 pontos.
Depois dessa derrota, o Tricolor de Aço precisa vencer o Montevideo City Torque (URU) na próxima quarta-feira, em casa, no Estádio de Pituaçu, além de torcer contra o Independiente, que enfrentará o lanterninha do Grupo, o Guabirá.
FICHA TÉCNICA INDEPENDIENTE (ARG) 1 x 0 BAHIA
5ª RODADA SUL-AMERICANA 2021
Estádio: Estádio Libertadores de América;
Árbitro: Andres Rojas (COL); Assistentes: Miguel Roldan (COL) e Alexander Guzman (COL);
Cartões amarelos: Palacios (IND), Barreto (IND), Rodriguinho (BAH), Bustos (IND), Maycon Douglas (BAH);
Gol: Thonny Anderson (contra), aos 37 minutos do segundo tempo (1-0);
Independiente: Sosa, Bustos, Barreto, Insaurralde, Ortega, Blanco, Romero, González (Arregui), Palacios (Ménendez) (Ostachuk), Martínez (Velasco) e Herrera. Técnico: Júlio César Falcioni;
Bahia: Douglas Friedrich, Nino Paraíba, Conti, Juninho, Matheus Bahia, Patrick de Lucca (Galdezani), Daniel, Rossi (Óscar Ruíz), Rodriguinho (Maycon Douglas), Thaciano (Alesson) e Gilberto (Thonny Anderson). Técnico: Dado Cavalcanti.
Por Suzane Pinheiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.