Gabigol abre para o Rubro-Negro e Abel Hernández iguala para o Tricolor no retorno do vestiário
Flamengo e Fluminense empataram por 1 a 1, na noite deste sábado (15), no Maracanã, pelo jogo de ida da final do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro saiu na frente com gol de pênalti marcado por Gabigol, mas um erro da defesa deixou que Hernández chegasse ao empate para o Tricolor das Laranjeiras.
Os maiores rivais da atualidade do futebol brasileiro protagonizaram um confronto acirrado, com muitas faltas e chuva de cartões amarelos. No primeiro tempo, o Flu praticamente assistiu ao Mengão jogar. O time da Gávea chegou a ter quase 70% de posse de bola.
Aos 16’, o árbitro marcou penalidade máxima para o Flamengo, após Gerson sofrer uma entrada dura de Egídio dentro da área. Gabigol cobrou e converteu, abrindo o placar para o Flamengo.
O Mais Querido teve a chance de ampliar no fim do primeiro tempo com Arrascaeta. Após receber de Bruno Henrique, o uruguaio soltou uma bomba de fora da área, mas o goleiro Marcos Felipe fez ótima defesa.
A equipe Rubro-Negra tinha tudo para sair com a vantagem. O meio de campo jogava fácil. Everton Ribeiro, Diego Ribas e Gerson dominaram a partida e fizeram a bola chegar a defesa Tricolor inúmeras vezes. A dupla de zaga também mandou bem. Willian Arão e Rodrigo Caio fortaleceram a defesa, impedindo o adversário de finalizar e chegar ao gol.
O jogo recomeçou diferente no segundo tempo. O Fluminense ficou mais agressivo, marcando mais e dificultando as saídas de bola do Mengão, chegando a alcançar a posse, mas só durou os cinco primeiros minutos. Logo o Flamengo recuperou a intensidade, recuando o adversário no campo de defesa.
Na tentativa de ampliar o placar, o técnico Rogério Ceni resolveu mexer e fez duas substituições aos 17’. Isla e Diego deixaram o gramado para a entrada de João Gomes e Matheuzinho. Poucos minutos depois, outras duas modificações importantes. Bruno Henrique e Everton Ribeiro deram lugar para Vitinho e Pedro.
O confronto seguiu acirrado. Porém, com a entrada dos reservas, os comandados de Ceni perderam o ritmo de jogo e chegaram poucas vezes com perigo ao gol do rival. Sem conseguir avançar, o Flamengo precisava manter o placar para sair com a vantagem, mas um velho erro na defesa Rubro-Negra mudaria o enredo da partida.
O empate foi marcado por Abel Hernández aos 32’. Egídio recebeu pelo lado esquerdo da intermediária e cruzou na direção do segundo poste. Luiz Henrique desviou pelo lado direito e mandou na direção da outra trave. O atacante apareceu e cabeceou em dividida com Willian Arão, balançando a rede Rubro-Negra, deixando tudo igual no Maracanã. Flu 1×1 Fla.
Flamengo e Fluminense se enfrentam para definir o campeão da final do Carioca no próximo sábado, às 21h05, no Maracanã. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.
Mas antes, o Mais Querido recebe a LDU pela 5ª rodada da fase de Grupos da Copa Libertadores, em jogo que acontece na próxima quarta-feira (19), às 21h, no Maracanã.
Por Bruna Soares
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.